Paracoro 2015

847 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
FÍSICO-QUÍMICA II

PARACORO

São Bernardo do Campo
2013

Objetivo

A experiência tem por objetivo estudar a estrutura molecular da acetona, do acetato de etila, do n-hexano e do tolueno por meio do cálculo do volume molar corrigido.

Material utilizado

Vidrarias e equipamentos

05 béqueres de 100 mL;
01 estalagmômetro de Traube,
01 pêra de sucção;
01 suporte para estalagmômetro;
01 suporte universal.

Reagentes

Acetato de etila P.A.;
Acetona P.A.;
Água destilada;
Benzeno P.A.;
N-hexano P.A.;
Tolueno P.A..

Resumo

Designa-se paracoro o volume molar corrigido de um líquido, ou seja, o volume ocupado por um mol de uma dada substância no estado líquido. Este volume molar é corrigido pela força de coesão entre as moléculas e pelas estruturas de cada molécula e suas respectivas interações. Portanto pode-se dizer que essa correlação é função da tensão superficial de cada líquido. A tensão superficial de um líquido é um efeito físico que faz com que a superfície do líquido se comporte como uma membrana elástica. As moléculas situadas no interior do líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas, e, por isso, a resultante das forças que atuam em cada molécula é praticamente nula. No entanto, as moléculas da superfície do líquido sofrem apenas a atração lateral e inferior. Esta atração cria então a tensão superficial.

Procedimento experimental

Antes de iniciarmos o experimento, calibramos o estalagmômetro. Para isso colocamos água em um béquer e, com o auxílio de uma pêra, succionamos esta água até que a mesma ultrapassasse a marca superior presente no estalagmômetro, a fim de obtermos uma melhor precisão na contagem das gotas. Com a pinça de Hoffmann ajustamos uma condição ideal para que pudéssemos contar as gotas, iniciando a contagem na marca superior e terminando na marca inferior. Com o ajuste de gotas preparado, fizemos duas contagens para a água. Repetimos o

Relacionados