Para

373 palavras 2 páginas
Paraty no Caminho da Sustentabilidade
O planeta Terra pede socorro. A degradação ambiental, percebida inicialmente a cerca de 150 anos e suas catastróficas conseqüências, originaram uma série de estudos e reações no sentido de se conseguir métodos de diminuição dos danos ao ambiente. Em 1948, autoridades reconheceram formalmente os problemas ambientais, na reunião do Clube de Roma, é a origem ao Desenvolvimento Sustentável. A meta do Desenvolvimento Sustentável é desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento no futuro.
Indo nesta direção o governo de Paraty lançou a candidatura da cidade para que a ONU a transforme na primeira cidade do mundo a implementar o Passaporte Verde. E Paraty foi escolhida.
Hoje o turismo é uma das principais fontes de receita para a economia desta cidade e conta com uma visitação de cerca de 400 mil pessoas por ano. Candidata ao título de Patrimônio da Humanidade da Unesco, Paraty quer se tornar um modelo de destino turístico sustentável para o mundo. A cidade fluminense foi escolhida como destino piloto da campanha internacional Passaporte Verde, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). É uma iniciativa que visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, de forma a reduzir os impactos negativos do seu comportamento e de suas escolhas sobre o meio ambiente e a cultura dos destinos que visita.
Paraty foi escolhida devido às características naturais e culturais da região, bem como o compromisso dos envolvidos com o turismo na cidade em preservar e conservar os ecossistemas naturais, valorizar e proteger o patrimônio construído pelo homem e manter a cultura ancestral local.
Em contrapartida, Paraty também precisa se apresentar de forma estratégica para o turista, oferecendo produtos e serviços compatíveis com a proposta, pois os turistas conscientes, que desejarem optar por ações que impactam cada vez menos o meio ambiente, serão levados a escolher destinos

Relacionados