Para um olhar epistemologico da adminsitração

552 palavras 3 páginas
FRANÇA FILHO, Genauto C.de.Para um olhar epistemológico da administração:problematizando o seu objeto.In: SANTOS, Reginaldo S.(Org.).A administração política como campo do conhecimento.São Paulo:Mandacaru, 2004.p.119-143.

O capítulo 3 do livro A administração política como campo do conhecimento, organizado por SANTOS, intitulado Para um olhar epistemológico da administração: problematizando o seu objeto, escrito por França Filho, oferece uma vasta discussão acerca de o que é a administração, o que é gerir uma organização e a compreensão do que ela seja.França traz a tona a necessidade da ampliação da visão usual que se tem da administração.Neste sentido, toma como base uma reflexão sobre o caráter das idéias já existentes e produzidas nesta área e na história.Segundo ele,o objetivo deste texto é "discernir sobre o que se faz , assim como sobre o sentido das ações, isto é, sobre o que se pensa em administração.A preocupação é de discutir o caráter e a natureza das idéias que se elaboram nesta área".( p.121).

O problema central apresentado no texto gira em torno do que é, de fato, o objeto da administração: a gestão, como prática, ou as organizações enquanto fenômeno social? Visando tornar o trabalho mais didático e compreensivo, França estruturou o texto em três capítulos. No primeiro capítulo, é proposta a classificação das idéias produzidas em administração tomando como parâmetro a natureza do conhecimento, classificando e descrevendo três subcampos do conhecimento em administração: as técnicas ou metodologias gerenciais, as áreas funcionais e a teoria das organizações ou o campo dos estudos organizacionais. O primeiro refere-se ao conjunto das idéias voltadas ao auxílio do trabalho do gerente, de forma prática e aplicada.O segundo trata das subáreas de especialização da prática administrativa no universo empresarias, ( marketing, finanças, gestão da produção e gestão dos recursos humanos).O terceiro subcampo apresenta a ampliação do trabalho em si para o

Relacionados

  • Disserta O Leiko Nemoto De Barcellos Ferreira
    18506 palavras | 75 páginas
  • Dialogos sociais
    70392 palavras | 282 páginas
  • introdução metodológica
    132076 palavras | 529 páginas
  • educação na escola
    171261 palavras | 686 páginas