para-raios

Páginas: 4 (847 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Trabalho

De

Física



Colégio Estadual Xavier de Almeida






Para-Raios











Trabalho realizado pelo aluno:
Matheus Mendonça Santos
Série: 3° A
Disciplina:Física
Professor: Teófilo



Introdução
O para-raios foi inventado por Benjamin Franklin em 1752, quando fez uma perigosa experiência utilizando um fio de metal para empinar uma pipa depapel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo.
Um para-raios é uma haste de metal pontiaguda que é conectada a cabos de cobre ou de alumínio de pequena resistividade que vãoaté o solo.
As pontas do para-raios servem para atrair os raios, assim que o raio é atraído ele é desviado até o solo pelos cabos e dissipado no solo, sem causar nenhum dano nas residências. O fatode falar que os para-raios atraem os raios é uma maneira para compreendermos melhor, mas na verdade os para-raios não atraem os raios, apernas oferecem um caminho para chegar ao solo com poucaresistividade.
Os para-raios têm de serem colocados em lugares bem altos, pois o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área. Geralmente ele são colocados em topos de edifícios, em topos deantenas de transmissões, de rádios, etc.















Desenvolvimento
Benjamin Observou uma grande semelhança entre as centelhas produzidas por placas elétricas em seu laboratório e osraios que “desciam” das nuvens. Mas como aquelas descargas poderiam ser produzidas? Ele então imaginou que ocorreria algum fenômeno entre as nuvens que produzisse eletricidades. Com essa hipótesesurgia um problema: como provar sua teoria? Ele não poderia voar até as nuvens com algum dispositivo, primeiro porque o avião ainda não tinha sido inventado e segundo que mesmo hoje, tal procedimentoé muito arriscado. Sua única saída foi empinar uma pipa em um dia tempestuoso e esperar que sua ideia desse certo ou ele morreria eletrocutado pela descarga altíssima dos raios.
Durante uma forte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Raios
  • Para raios
  • Para raio
  • PARA RAIOS
  • Raio
  • Para raios
  • Para-raio
  • raios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!