Para que estética

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
(Habilitação em Relações Públicas – 5º Período – Diurno)

1º RESUMO: PriscilaArantes.

Maceió, Março de 2012.

A estética digital funde arte e ciência, uma mutação que chamam de terceiro ciclo evolutivo que mudou os rumos da estética para o que estamos presenciando atualmente.A obra de arte na atualidade não se refere à era da reprodutibilidade técnica como bastante citado em nossos estudos anteriores, mas à era digital.
A obra de arte se modifica perdendo sua “aura”, oque traz também modificações de como o receptor e produtor se correlacionam, dando então à tecnologia um novo efeito na produção artística, um pensar voltado para a era digital. A seguir serãotratadas as modificações ocorridas no campo da arte no decorrer do século XX.
O termo mídia, além de se referir aos meios de comunicação se vale inclusive a todos processos de comunicação mediados pelocomputador, a ciberarte se designa a arte em mídias digitais e abrange as formas de expressão artísticas que se apropriam de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de trabalhos artísticos.
Essaadaptação leva a uma crise com os suportes tradicionais, o rompimento com a dicotomia obra e público, fazendo assim uma aproximação da arte com a vida, rompendo as barreiras entre paredes deexposições tradicionais. Falar de arte em mídias digitais não significa restringir seu debate somente a questões tecnológicas, afinal têm-se percebendo um entrelaçamento que propõe estratégias poéticas nacontemporaneidade.
Esse novo modelo muitas vezes assume uma característica desconstrutivista, pois podem subverter algumas normas e leis como a questão combatida atualmente pelos EUA, a autoria e osdireitos autorais, o plágio, além das questões que dizem respeito à privacidade, à manipulação do corpóreo.
Mas a arte já não deveria ser definida por simplesmente beleza e arte, e sim com algo que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estética
  • ESTETICA
  • estetica
  • Estetica
  • Estetica
  • estetica
  • Estética
  • Estética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!