Para Max Weber a a o do individuo na sociedade quando um individuo pratica a es baseadas na de outros indiv duos e quando o mesmo mant m rela es afetivas chama

301 palavras 2 páginas
Para Max Weber a ação do individuo na sociedade é quando um individuo pratica ações baseadas na de outros indivíduos e quando o mesmo mantém relações afetivas chama-se relações sociais, considerando o individuo e suas ações a chave da investigação destacando o que para Max era o grande ponto de saída na Sociologia. A sua principal meta é entender qual o sentido que o povo dá a seu comportamento e observar sua estrutura brilhante.
Podemos retratar o principio de Max Weber com a relação de fãs e ídolos,

O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível e não a análise das instituições sociais como dizia Durkheim. Aquele propõe que se deve compreender, interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido e evidenciar irregularidade das condutas.

Com este pensamento, não possuía a idéia de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais, dando importância à necessidade de entender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam essas situações sociais. Ou seja, a sua idéia é que no domínio dos fenômenos naturais só se podem aprender as regularidades observadas por meio de proposições de forma e natureza matemática. É preciso explicar os fenômenos por meio de proposições confirmadas pela experiência, para poder ter o sentimento e compreendê-las.

Weber fundamenta sua definição de valores na filosofia neokantiana, que propõe a distinção radical entre fatos e valores. Os valores não são do plano sensível nem do transcendente, são criados pelas desilusões humanas e se diferem dos atos pelos quais o indivíduo percebe o real e a verdade.

Para Weber o objeto de estudo da sociologia é a ação humana tendo sentido. Sentido esse que deve ser percebido pelo grupo que o indivíduo se encontra.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas