para entendermos melhor a historia medieval

Páginas: 9 (2010 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
ANDERSON, Perry. Passagens da Antigüidade ao feudalismo. Tradução de
Beatriz Sidou. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
PARA ENTERDERMOS MELHOR A HISTORIA MEDIEVAL
José Sergio Barroso
O livro em questão é de Perry Anderson. Um inglês que nasceu em 1938 em Londres. É considerado um dostrês maiores historiadores da Inglaterra. A obra não se desenvolve baseada em fontes históricas, e divide-se em duas partes, a primeira parte abordando a antigüidade clássica e o chamado período de transição. Pretende retratar o modo de produção escravo e o mundo grego e romano, bem como as invasões bárbaras e suas conseqüências para o sistema até então existente na Idade Antiga.
A segunda parteprocura dar conta da retratação do sistema feudal em oposição ao sistema vigente na Europa Oriental, fornecendo a chave para o entendimento do desenvolvimento desigual do feudalismo no Ocidente e no Oriente europeu diferenças culturais, sociais e econômicas entre o leste e o ocidente europeu, presentes já na historiografia do século XIX, remontam a origens muito antigas. O resgate destas origenspassa necessariamente pelo estudo da antigüidade e do modo de produção. Todo esplendor do mundo greco-romano, suas cidades, o desenvolvimento da ciência, da manufatura e do comercio, ao contrário do que se poderia imaginar, estava basicamente sustentado por uma economia agrária. Sendo assim, as cidades nada mais eram que conglomerados de proprietários de terra e não de artífices, mercadores ounegociantes, o comercio por sua vez, estava confinado, também devido à dificuldade de transporte, a faixa litorânea do mar mediterrâneo, era, portanto, igualmente, restrito.. Dentro deste contexto, o modo de produção escravista foi uma invenção que possibilitou o afloramento da cultura greco-romana.
No mundo antigo, o escravo era considerado como instrumento vocal, ou seja, instrumento de trabalhocapaz de falar, estando apenas um grau acima do gado, este último chamado de instrumento semi-vocal. O escravo era apenas mais um item utilizado na produção, embora contraditoriamente fosse o trabalho de seu esforço que realmente sustentava todas as realizações do mundo Greco- latino. Entretanto, o preço a ser pago por este esquema brutal foi alto, as relações escravistas de trabalho traziam grandeslimitações. o trabalho escravo barrou o desenvolvimento de novos instrumentos agrícolas. Sendo o próprio escravo instrumento, não houve necessidade de criar equipamentos que facilitassem o cultivo da terra. No entanto, a tensão e desigualdade entre os mais pobres e os mais ricos, ocasionadas por um rápido aumento populacional, não tardaram em eclodir na forma de conflitos sociais.
OS GREGOSCada cidadão passou a ter o dever de servir como militar, devendo providenciar e custear seu próprio equipamento, o que assegurou a formação de uma classe média com capacidade de exercer pressão sob o governo.
Assim, nasceu a democracia na Cidade-Estado grega, onde cada cidadão passou a possuir direitos políticos. Atenas rapidamente se tornou o modelo de Cidade-Estado democrática, não obstante, asmonarquias hereditárias sobreviveram, tendo Desta forma, estas duas tendências, incompatíveis, terminaram entrando em um conflito cada vez mais intenso que resultou na Guerra do Peloponeso, que por sua vez enfraqueceu o poder tanto das Cidades-estados democráticas como monárquica. Dentro deste contexto, uma monarquia tribal do interior montanhoso da Grécia terminou por dar origem ao ImpérioMacedônio. Associado a inovações militares, tal como a substituição dos hoplitas, que necessitavam de equipamentos caros e pesados, por uma falange, onde tudo que era necessário para fazer parte do grupo era possuir uma lança longa, bem como o uso da cavalaria, garantiram ao Império Macedônio dos Felipes inúmeras vitorias.
O ápice foi alcançado sob o reinado de Alexandre o grande. Não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA MEDIEVAL
  • história medieval
  • História Medieval
  • Historia medieval
  • História medieval
  • Historia medieval
  • historia medieval
  • História medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!