Para Dar Inicio A Discuss O O Autor Come A Usando Um Conceito De Chalmers

840 palavras 4 páginas
A Estrutura das Revoluções Científicas na Economia e a Revolução Keynesiana José Guilherme Silva Vieira
Ramón Garcia Fernández

"A estrutura das revoluções científicas"
Thomas Kuhn.

Para dar inicio a discussão o autor começa usando um conceito de Chalmers (1994) para esclarecer o que realmente é a ciência.
“Conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas
São derivadas de maneira vigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimento. A ciência é baseada no que podemos ver, ouvir, tocar etc. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas não têm lugar na ciência. A ciência é objetiva. O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento provado objetivamente.” (Chalmers, 1994, p. 27).

Pode se entender então por ciência todo o conhecimento adquirido com base na experiência ou na experimentação, resumido sob a forma de um conjunto de teorias que em geral tem a mesma origem na experiência versando sobre uma gama de situações e fatos, estabelecendo relações entre os mesmos, permitindo a compreensão de certos fenômenos relevantes. O homem mesmo sabendo que a busca da verdade segue um caminho difícil, ele tem trilhado esse caminho na busca de saciar sua fome de saber, e uma das formas de atingir esse objetivo é sistematizar o seu conhecimento e aprendê-lo sob diversas formas (cultura, arte, ciência).

A ciência evolui e progride

Segundo Thomas Kuhn a ciência é um processo de evolução a partir de um inicio primitivo, cujos estágios posteriores caracterizam –se por uma compreensão sempre mais refinada e detalhada da natureza, mas nada do que foi ou será dito transforma- o num processo de direção a algo.
Kuhn iniciou na física como teórico, posteriormente as circunstâncias o levaram o estudo da historia da ciência. Muitas são as áreas para as quais convergem as suas analises. Aos poucos sua observação sobre o progresso da ciência, passou a ser visto como um processo

Relacionados

  • linguagem
    92137 palavras | 369 páginas
  • A QUALIDADE DA VOZ NO TRABALHO
    42080 palavras | 169 páginas
  • 7 Guilhardi J
    231059 palavras | 925 páginas
  • Kçlskdfçlksmdfçlkamsdfçlkamsdçflkamdsfçlkamsdf
    54523 palavras | 219 páginas