Par Nquima 3 Bimestres Biologia

472 palavras 2 páginas
PARÊNQUIMA

É chamado parênquima, o conjunto de células que formam o principal representante do sistema fundamental de tecidos, sendo entendido como o tecido que preenche o corpo da planta. É considerada, por muitas vezes e por vários botânicos, como o tecido mais primitivo das plantas.
Geralmente, as células parenquimáticas apresentam a parede celular delgada e primária, composta por celulose, himecelulose ou substância pécticas (maior componente da lamela média). Também possuem como característica as propriedades meristemáticas, ou seja, têm a habilidade de divisão celular contínua (juvenil). Isso faz com que as células tenham alto teor de cicatrização e regeneração.
No tecido animal, o parênquima desempenha funções em alguns órgãos, sendo mais encontrados no coração, pulmão e rins. Já no tecido vegetal, o parênquima é localizado na raiz, caule, folhas, frutos e sementes. Apesar de ter a morfologia simples, sua fisiologia é complexa por designar várias funções, como: transporte, reserva, secreção e excreção, preenchimento em geral e fotossíntese.
Dependendo de cada função, o parênquima pode ser classificado como:
Parênquimas de preenchimento: São parênquimas de células variadas, que formam diversas partes no vegetal, como no córtex e medula de caules, raízes e região da nervura das folhas;
Clorofilianos: Está presente principalmente nas folhas dos vegetais e está relacionado com a fotossíntese da planta, tendo assim, uma grande quantidade de cloroplasto (organela presente nas células dos vegetais, apresenta cor verde por causa da clorofila), ele converte a energia luminosa em energia química, armazenando-a sob forma de carboidratos. Pode ser classificado em: paliçádico, lacunoso, regular, plicado e braciforme. O parênquima paliçádico apresenta células altas e possui pouco espaço intercelular. O parênquima lacunoso (ou esponjoso) tem por características células de formato irregular e presença de espaços intercelulares. O parênquima regular apresenta células com

Relacionados