Parâmetros Curriculares Nacionais

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
oS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 4
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais de qualidade elaboradas pelo Governo Federal para nortear as equipes escolares na execução de seus trabalhos. Criados em 1996, as diretrizes são voltadas, sobretudo, para a estruturação e reestruturaçãodos currículos escolares de todo o Brasil. O objetivo principal dos PCN é padronizar o ensino no país, estabelecendo pilares fundamentais para guiar a educação formal e a própria relação escola-sociedade no cotidiano.
Ao longo deste trabalho serão apresentados os seguintes temas: Temas Transversais, O objetivo da matemática no ensino fundamental e os conteúdos a seremabordados, Os blocos de conteúdos do ensino fundamental.

oS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Os PCNs são definidos como referencias de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o Brasil. Ou seja, quem os escreveu pensou neles como “uma referência curricular comum para todo o País”. Os quais são divididos em disciplinas (língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história,geografia, arte e educação física) e entre Ensino Fundamental e Médio e abrangem tanto práticas de organização de conteúdo quanto formas de abordagem das matérias com os alunos. A orientação proposta nos PCNs reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento dascapacidades necessárias à formação do indivíduo.
TEMAS TRANVERSAIS
Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual se organizam as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem.Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo econservação ambiental) , Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação deMassas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Podemos também trabalhar temas locais como: Trabalho, Orientação para o Trânsito, etc.
O OBJETIVO DA MATEMATICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O BLOCOS DE CONTEÚDO
O estudo da Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construçãohumana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
A compreensão da Matemática é essencial para o cidadão agir como consumidor prudente ou tomar decisões em sua vida pessoal e profissional.
Os objetivos da Matemática:Construir e expressar linguagem matemática, operando com dados quantitativos equalitativos;Relacionar e aplicar o conhecimento matemático as situações cotidianas;Compreender diferentes significados e especialidades das operações matemáticas;Resolver situações problemas desenvolvendo formas de raciocínio matemático;Utilizar o conhecimento matemático para produzir dados e informações ligadas a vida cotidiana;Construir os significados dos conceitos matemáticos, envolvendo códigos e símbolos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PCN – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
  • Parâmetros Curriculares Nacionais
  • O que são os parâmetros curriculares nacionais?
  • Parametros curriculares nacionais
  • Resumo Parametros Curriculares Nacional
  • Os parametros curriculares nacionais
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
  • parâmetros curriculares nacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!