PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO

Páginas: 7 (1523 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014


SINOPSE:
Para que possa ser levadas em consideração as questões sobre a geografia estar inserida dentro do contexto das ciências humanas, é necessário entender o caráter do ensino. As ciências humanas é o reconhecimento como ciência, foi firmado no século XIX quando os geógrafos conseguiram definir os princípios fundamentais e configuraram o caráter humanístico de uma ciênciaque foi elaborada com concepções e leis de ordem natural, configura em um processo de organização do espaço pelo homem, e por consequência, seu caráter peculiar. Os conceitos que definem o caráter da geografia para ser encaminhado ao ensino médio, são um conjunto de normas que regem a natureza e a vida, assim como participam ativamente fatores culturais e o processo do homem como um ser social.Os elementos que compõe o trabalho na disciplina de geografia não constituem uma relação aleatória, pois na realidade trata-se de conceitos que se adapta com clareza nos objetivos da disciplina do ensino médio e com as próprias características essências da geografia como ciência. O que justifica a priorização dos conceitos num nível de ensino da disciplina na área humana, é a caracterizaçãoda geografia como uma base conceitual diferenciada e assim se caracteriza a identidade do conhecimento geográfico, conceitos denominados como: espaço geográfico, ,paisagem, lugar, território, escala e globalização, constituindo assim o conjunto de três conceitos básicos: a paisagem, uma dimensão mais naturalizada; o lugar, algo mais próximo de cada indivíduo e com um sistema de relações entre aspessoas e as coisas que produzem e um processo de apropriação por forças de domínio, denominado território, cuja dinâmica relacionada ao sistema de poder e organização dele constitui a territorialidade.
Dessa forma paisagem, lugar e território constituem manifestações do espaço geográfico em seu processo de produção/apropriação pela sociedade humana, com destaque para um sistema deorganização que denominamos territorialidade. Esses, portanto, são elementos e conceitos espaciais.
INTRODUÇÃO:


A Geografia é baseada em fatos de ordem natural, adquiriu, na atualidade, um caráter social e humanístico. Esta área de conhecimento reúne elementos que viabilizam a análise e a interpretação do processo de apropriação e organização do espaço pelo ser humano. Uma de suascaracterísticas atuais é não se limitar a uma concepção positivista, marcada essencialmente pela apresentação meramente quantitativa e funcionalista dos seus conhecimentos (Geografia Tradicional ou Positivista). Hoje, ela traz o compromisso de uma análise crítica da realidade vivida, auxiliando o processo de transformação.
Contudo, surge uma Geografia comprometida com a análise e a interpretação dasrelações de interdependência entre os seres humanos, do ser humano com a natureza e dos fatores sócio-econômicos ambientais entre si. Assim, a tarefa do ensino de Geografia está na possibilidade de construir explicações críticas do constante e dinâmico processo de construção e transformação dos espaços.
O desafio educativo é dar ferramentas ao indivíduo para que ele perceba-se como sujeito sociale compreenda os fenômenos ligados ao espaço que orientam o seu cotidiano.
CONTEXTO:
Sendo assim, baseada na realidade contemporânea, a Geografia torna-se uma área de conhecimento e um instrumento que auxilia o entendimento da sociedade atual, a compreensão dos seus valores e dos processos que conduzem as suas transformações. Para isso, utiliza-se do estudo da produção e organização do espaço,reflexos das ações humanas no processo histórico de apropriação dos lugares, nos quais as coletividades imprimem os seus valores socioeconômicos e culturais. A Geografia apóia-se em três eixos ou conceitos que são considerados básicos e capazes de realizar uma análise científica do espaço: o lugar, a paisagem e o território.
O lugar é o espaço vivido no dia- a- dia, convicto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise do texto dos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio
  • OS Parametros Curriculares Nacionais para o ensino da Matematica
  • Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
  • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
  • ANÁLISE COMPARATIVA: O RELATÓRIO DELORS COMO BASE DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO
  • Resenha Parâmetros Nacionais do Ensino Médio
  • Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!