Paráfrase do texto Philippe Perrenoud e a Teoria da Competências

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
 Paráfrase sobre o texto: Philippe Perrenoud e a Teoria das Competência

Biografia:
O sociólogo suíço Philippe Perrenoud é um dos autores mais lidos no Brasil. É uma referência para os educadores no Brasil pelo fato de suas idéias pioneiras sobre a profissionalização de professores e a avaliação de alunos serem hoje consideradas fonte única paratodos pesquisadores em educação e assessores em políticas educacionais, estando na base, inclusive, dos Novos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O principal motivo do sucesso é o fato de ele discorrer, de forma clara e explicativa, sobre temas complexos e atuais, como formação, avaliação, pedagogia diferenciada e, principalmente, o desenvolvimento de competências.
Nesse contexto, os ciclosescolares surgem com a intenção de regularizar o fluxo escolar, eliminando ou limitando a repetência e a evasão dos alunos.
A organização da escola em ciclos significa uma mudança de ordem estrutural e não apenas alterações pontuais. Segundo a literatura, diferentes aspectos das condições escolares devem ser reestruturados seguindo uma nova lógica de organização espaço-temporal, de estruturaçãocurricular e de avaliação e de organização do trabalho.
Esse é um dos pontos mais reconhecidos de seu trabalho. “Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”, explica ele. “Localizar-se numa cidade desconhecida, por exemplo, mobiliza as capacidades de ler um mapa, pedir informações; mais ossaberes de referências geográficas e de escala.” A descrição de cada competência, diz , deve partir da análise de situações específicas. 
Segundo Perrenoud, as competências são adaptáveis de acordo com as condições vividas de cada indivíduo, que a desenvolverá de acordo com suas necessidades de resolução de problemas, saber estabelecer caminhos que o oriente rumo ao objetivo, entender acontrariedade que se tem na infância, desperta a competência pedagógica; entre outra.
O autor questiona se o desenvolvimento de competências é uma atribuição da escola, já que esta tem priorizado os conteúdos em detrimento de outras dimensões. No debate existente na área de educação, entre o desenvolvimento de competências e a transmissão de conhecimento, há duas visões de currículo: uma que prioriza osconhecimentos, deixando para a Educação Profissional ou para a vida a mobilização de competências e outra que limita a quantidade de conhecimentos, mas enfatiza a sua mobilização em situações complexas.
Na avaliação de Perrenoud (1999) este é o principal dilema dos sistemas educacionais: educar para a erudição ou educar para a vida, desenvolver competências. Para o autor o dilema da escola envolveo debate entre dois paradigmas: o clássico, que envolve aulas, manuais, temas e provas, e o das novas pedagogias.
A escola tem sido cobrada em termos de eficácia e o desenvolvimento de competências passa a ser a meta de formação dos indivíduos. Desta forma pretende-se adaptar as escolas às demandas do mercado e, avaliamos que Perrenoud, não deixa dúvidas que o foco principal da sua pedagogiadas competências é a adequação da formação dos indivíduos às exigências do mercado e, eventualmente, o papel da escola pode ser o de qualificá-lo para as outras dimensões da vida social.
De modo peculiar, na Educação Profissional, os currículos baseados em competências valorizam aquelas que são indispensáveis ao exercício profissional. Indivíduo competente é aquele que age com eficácia diante doinesperado.
Para Perrenoud todos os professores necessitam refletir na e sobre a ação, mas isto não significa que se tornem profissionais reflexivos, pois essa prática consiste numa postura quase permanente. Sendo assim, formar bons principiantes tem a ver com formar pessoas capazes de evoluir, de aprender de acordo com a experiência, refletindo sobre o que gostariam de fazer, o que realmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5º competência de philippe perrenoud
  • relatorio do livro as des competencias de Philippe perrenoud
  • Perrenoud e a Teoria das Competências
  • Resumo
  • PERRENOUD Philippe
  • Resumo do livro dez novas competências para ensinar philippe perrenoud
  • BASES TEÓRICAS E CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: ESTUDO SEGUNDO PHILIPPE PERRENOUD
  • O Trabalho em Equipe Philippe Perrenoud

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!