Parábolas

Páginas: 6 (1355 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
TRABALHO ACADÊMICO
FATEP

TEMA: PARÁBOLAS

MATÉRIA: EDUCAÇÃO CRISTÃ
Profa. MÔNICA

ALUNA: RENATA PIMENTEL

INTRODUÇÃO
A palavra “Parábola” vem do grego “Parabole” e significa: “atirar para o lado”. Uma parábola é uma história que coloca uma coisa ao lado da outra com o propósito de ensinar. Uma comparação, colocando o conhecido ao lado do desconhecido. Parábolas não são fábulas oumitos. Não há elementos irreais ou situações impossíveis nelas. Sua força está exatamente em serem absolutamente concebíveis. O emprego contínuo que Jesus fez das parábolas está em perfeita concordância com o método ministrado ao povo no templo e na sinagoga. Os escribas e os doutores da Lei faziam grande uso das parábolas para ilustração das suas homílias. Como mestre, o Filho de Deus tinha amissão de revelar o coração do Pai aos homens. E em historias maravilhosamente concretas e simples, Jesus revelou aos seus seguidores os mistérios do reino do céu.

PARÁBOLAS – EXPLICAÇÃO – APLICAÇÃO

A VIÚVA PERSEVERANTE
Lucas 18: 1-8
E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer,
Dizendo: Havia numa cidade certo juiz, que nem a Deus temia, nemrespeitava o homem.
Havia também, naquela cidade, certa viúva que ia ter com ele dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
E por algum tempo não quis atende-la, mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injustojuiz,
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite, ainda que tardio para com eles?
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando vier o Filho do homem, porventura haverá fé na Terra?

Explicação:
* O juiz representa o lado forte da sociedade. O cargo que ele ocupava nos dá a entender que era de alguém muito importante. O texto no faz imaginar que ele era umapessoa um tanto arrogante, de duro coração, uma pessoa insensível, já que ele mesmo confessa, no verso 6c, que não temia a Deus e nem respeitava as pessoas.
* A viúva representa o lado frágil e humilde (de recursos financeiros) da sociedade. Nos tempos de Jesus uma viúva dependia da caridade das pessoas para sobreviver, pois naquele tempo as mulheres não podiam trabalhar, dependiam dos seusmaridos. Então quando o esposo falecia elas não tinham como se sustentar financeiramente. (No V.T. vemos como Deus sempre olhou pelas viúvas – Êxodo 22:22-23, Isaías 1:17, Malaquias 3:5, Salmo 68:5, etc.).
Esta parábola nos mostra algo forte no coração desta viúva, ela tinha convicção de que sua causa era correta diante da lei e acreditando nesta verdade (Fé) perseverou em seu pedido, voltando pordiversas vezes diante daquela autoridade a qual convenceu justamente por sua insistência em pedir por sua causa justa.

Aplicação:

O tema principal desta parábola é a Oração Perseverante. (verso 1).

- O juiz iníquo faz contraste com o juiz justo que é o Deus todo poderoso. Então se um juiz, ainda que sendo iníquo, atendeu ao pedido de uma pessoa tão simples e “insignificante” da sociedade,como Deus o nosso Pai de amor não irá ouvir, nós seus servos, seus filhos? Certamente que sim! (Verso 7)
- A viúva somos nós os filhos de Deus. Ela nos mostra o quanto devemos buscar as soluções dos nossos problemas diante do Senhor. Porém devemos pedir por causas justas, ou seja, pedidos segundo a vontade de Deus, segundo Sua Palavra.
Note: ela não buscou vingança para o seu adversário, massim o ganho de sua causa, pois tinha certeza que estava correta diante da lei. Isto nos mostra que se estamos em submissão a Palavra do Senhor, podemos exercer fé tendo a certeza de que Ele nos dará a vitória.

- Deus não demora em nos responder, pelo contrário no verso 8 diz que “Deus faz justiça depressa e não demora”.
Podemos imaginar que a ansiedade da viúva deveria ser grande, no entanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parabola
  • parabola
  • Parabolas
  • Parabolas
  • PARÁBOLAS
  • Parabola
  • Parabola
  • Parábola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!