Paquímetro e micrômetr

1900 palavras 8 páginas
o
Universidade Federal do Pará
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Engenharia Civil

Relatório 01: Experiência 01
Paquímetro e Micrômetro

Belém/Pará
2012
Sumário

1. Introdução
2. Objetivos
3. Resumo Teórico
4. Descrição experimental
5. Resultados
6. Conclusão

1. Introdução

As medidas de grandezas físicas possuem incertezas que eventualmente são causadas pelos equipamentos utilizados ou pelo seu operador. Assim, o experimento mostra que mesmo quando se é utilizado materiais visualmente iguais, os resultados obtidos não serão idênticos, mostrando assim a precisão dos instrumentos utilizados. Tal relatório é baseado nas medições de grandezas escalares feitas com o auxílio do paquímetro e do micrômetro e de posse das medidas foram realizadas análises com justificativas baseadas na teoria dos erros, que possibilitaram a obtenção de medidas mais precisas e exatas.

2. Objetivos

Na primeira aula o objetivo foi encontrar a área de um cilindro de plástico com o auxílio do paquímetro, utilizado para medir sua altura, seu diâmetro interno e externo. Na segunda aula o objetivo foi medir a densidade de seis esferas de vidro e comparar com a densidade do material que elas foram feitas. Para medir o diâmetro da esfera foi utilizado o micrômetro e para encontrar a massa foi utilizada uma balança digital.

3. Resumo teórico

As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. As mesmas são vulneráveis a erros experimentais, tais erros podem ser classificados como: aleatórios e sistemáticos. Os erros aleatórios podem ter diversas causas, mas são na maioria das vezes erros de leitura. Esse tipo de erro é inevitável, porém pode ser detectado aumentando o número de

Relacionados

  • PAQUIMETRO E MICROMETR
    1552 palavras | 7 páginas
  • Introdu O Te Ricaa
    961 palavras | 4 páginas
  • Paquímetro e Micrômetro
    2004 palavras | 9 páginas