Paquímetro Fred UMC

482 palavras 2 páginas
1. OBJETIVO

O objetivo deste experimento é determinar o volume de uma esfera e de um cilindro. Utilizando o paquímetro que vai nos auxiliar a obter as medidas necessárias para cálculo.

2. INTRODUÇÃO

No dia 28/08/15 as 09H51min iniciamos no laboratório de física na Universidade de Mogi Das Cruzes, um experimento com o instrumento de medida chamado paquímetro.
O paquímetro é utilizado para medir a distancia entre dois lados simetricamente opostos de um objeto ou até mesmo sua profundidade. Ele é ajustado entre dois pontos e sua medição lida em sua régua na escala fixa. O nónio, conhecido também como vernier, fica localizado no cursor móvel do paquímetro e é a escala de medição que permite a precisão decimal de leitura através de seu alinhamento com a régua. O paquímetro apresenta uma precisão dada por p=1-C/n, onde C representa o comprimento do nônio e n o numero de divisões do mesmos.

3. MATERIAL UTILIZADO

-Paquímetro
-Calculadora
-Cilindro
-Esfera
-Escala(mm)

4. PROCEDIMENTO EXPERIAMETAL

Paquímetro é um instrumento de medição utilizado para medir pequenas quantidades de peças e suas dimensões internas, externas, de profundidade e de ressaltos, estas últimas feitas com paquímetro quadrimensional.

1-Encosto Fixo e Móvel;
2-Orelha Fixa e Móvel;
3-Haste de Profundidade;
4-Escala Fixa de Milímetros;
5-Escala Fixa de Polegadas;
7-Nônio ou Vernier (polegada);
8-Impulsor.

Para determinar o volume da esfera é necessário conhecer o tamanho de seu raio, este corresponde à distância do centro da esfera a qualquer ponto de sua extremidade. Esse corpo circular possui inúmeras aplicações cotidianas. A fórmula matemática utilizada para determinar o volume da esfera é a seguinte:

O cilindro, como todo sólido geométrico, possui um volume que determina a sua capacidade. Todo cilindro possui uma base no formato de circunferência de raio r e uma altura h. Seu volume é dado através da multiplicação entre a área da base no formato circular e a medida da altura

Relacionados