paquimetro e micrometro

Páginas: 8 (1872 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
Objetivo
O objetivo deste relatório é aferir as medidas de vários objetos usando os instrumentos paquímetro e micrômetro, em seguida fazer a análise de medida, com a utilização do método de 4 etapas: 1ª:calcular a média, 2ª: calcular o desvio quadrático médio ou desvio padrão da série, 3ª: calcular o erro e 4ª: verificar intervalo de confiança e analisar a variação da medida de todas aspeças e constatar a qualidade dos objetos estudados.
Resumo
Com o avanço da tecnologia e o surgimento da nanotecnologia, levou a criação de pequenas peças, com isso requerendo maior precisão em suas medidas. Neste experimento será estudado 02 (dois) instrumentos que faz medição precisa, 1°-paquimetro 2°-micrômetro, após o estudos dos instrumentos, será aferida a cota de vários objetos iguais paraanalisar a taxa de variação da cota das peças. As peças serão analisadas por um sistema composto de 4 etapas, 1ª etapa, calcular a média, 2ª etapa, calcular o desvio quadrático médio ou desvio padrão da série, 3ª etapa, calcular o erro e 4ª calcular o intervalo de confiança.
Introdução Teórica
Paquímetro
É um instrumento utilizado para medir a distância com alta precisão entre dois pontossimetricamente opostos em um objeto. O paquímetro é ajustado entre dois pontos dos objeto e a medição é lida em sua régua. Vernier ou Nônio (Pode ser descrito como um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra, foi o primeiro processo de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes, onde na França teve seu conceito modificado por Pierre Vernier)é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os paquímetros são feitos de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20°C e sua precisão é de 0,05mm.
Descrição das principais partes do paquímetro (figura 1)
(fig1)
Superior
1 - Orelha Fixa
2 - Orelha Móvel
3 -Parafuso de Fixação
4 - Nônio em Polegadas
5 - Escala em Polegadas
Inferior
6 - Encosto Fixo
7 - Encosto Móvel
8 - Nônio
9 - Impulsor
10 - Cursor
11 - Escala em Milímetros
12 - Haste de Profundidade
O paquímetro mais comum tem uma resolução de 0,02mm (49 divisões da escala móvel = 50 divisões da escala fixa) (figura 2 ).
(fig 2)
Com a indústria querendo diminuir as percas com peças fora demedida, inventarão a paquímetro digita (figura 3).
(fig 3).
O paquímetro digital tem a leitura simplifica, diminuindo a probabilidade de erro de leitura, pode ser zerado em qualquer ponto da escala, permitindo a realização de medições comparativas, também pode ser usado em polegadas ou milímetros, somente mudando o modo de apresentação do resultado e permite a transmissão direta dos valoresmedidos.
No mercado da indústria é possível encontrar outros tipos de paquímetro como o :
Paquímetro de relógio ( figura 4) e o paquímetro de profundidade (figura 5).
(fig 4). (fig 5).
Micrômetro
O micrômetro, apresentado pela primeira vez por Jean Louis Palmer, permitia a leitura de centésimos de milímetros de maneira simples. Sendo aperfeiçoado com o decorrer do tempo,possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. Seu funcionamento baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência da rosca (Tambor) é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm de precisão.
Descrição das principais partes do micrômetro (figura 6).
(fig 6).
Arco – constituídode aço especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar as tensões internas.
Isolante Térmico – fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
Fuso Micrométrico – constituído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo da rosca.
Faces de Medição – tocam a peça a ser medida e, para isso, apresentam-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paquímetro e Micrômetro
  • PAQUIMETRO E MICRÔMETRO
  • micrometro e paquimetro
  • Paquimetro E Micrometro
  • Paquímetro e micrômetro
  • Paquímetro e micrômetro
  • paquimetro e micrometro
  • Paquímetro e micrometro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!