Paquímetro e micrômetr

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
o
Universidade Federal do Pará
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Engenharia Civil













Relatório 01: Experiência 01
Paquímetro e Micrômetro





















































Belém/Pará
2012
Sumário

1. Introdução
2. Objetivos
3. Resumo Teórico
4. Descrição experimental
5. Resultados6. Conclusão




































1. Introdução

As medidas de grandezas físicas possuem incertezas que eventualmente são causadas pelos equipamentos utilizados ou pelo seu operador. Assim, o experimento mostra que mesmo quando se é utilizado materiais visualmente iguais, os resultados obtidos não serão idênticos, mostrando assim aprecisão dos instrumentos utilizados. Tal relatório é baseado nas medições de grandezas escalares feitas com o auxílio do paquímetro e do micrômetro e de posse das medidas foram realizadas análises com justificativas baseadas na teoria dos erros, que possibilitaram a obtenção de medidas mais precisas e exatas.



2. Objetivos




Na primeira aula o objetivo foi encontrar a áreade um cilindro de plástico com o auxílio do paquímetro, utilizado para medir sua altura, seu diâmetro interno e externo. Na segunda aula o objetivo foi medir a densidade de seis esferas de vidro e comparar com a densidade do material que elas foram feitas. Para medir o diâmetro da esfera foi utilizado o micrômetro e para encontrar a massa foi utilizada uma balança digital.




3. Resumoteórico

As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. As mesmas são vulneráveis a erros experimentais, tais erros podem ser classificados como: aleatórios e sistemáticos.
Os erros aleatórios podem ter diversas causas, mas são na maioria das vezes erros de leitura. Esse tipo de erro é inevitável, porém pode ser detectado aumentando onúmero de experiências efetuadas, ou seja, diminuindo a probabilidade de ocorrência de um "mesmo acidente".
Os erros sistemáticos podem ser devidos ao observador ou ao instrumento utilizado, são inerentes ao método escolhido, ao processo de medida ou ao próprio instrumento. Esse tipo de erro afeta sempre o resultado no mesmo sentido e tem sempre a mesma magnitude sendo por isso muito difícilde detectar. Não existem princípios gerais para tratar este tipo de erro e a sua detecção e correção exige grande experiência da parte do observador (por exemplo, a utilização de uma régua mal graduada induz a um erro sistemático na medição).
Quando realizamos medidas experimentais obtemos uma série de valores que em geral não são idênticos. Para saber qual deve ser o valor mais provávelda grandeza medida, qual a diferença entre este valor e cada valor medido em particular, é necessário o cálculo da média, do desvio, do desvio médio absoluto e do desvio relativo, para assim determinar o intervalo de incerteza.
Média: [pic]
Desvio Absoluto: [pic]
Desvio Médio Absoluto: [pic]
Desvio Médio Relativo: [pic]
Intervalo de Incerteza: [pic]

Para amedição dos experimentos foi necessária a utilização de dois aparelhos técnicos: paquímetro e micrometro.
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor e possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. A escala principal do paquímetroestá graduada em centímetros, que está dividido por dez (milímetro), o nônio divide o milímetro por vintém marcando 0,05mm de precisão. Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.




[pic] [pic]...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paquimetro
  • paquimetro
  • paquimetro
  • Paquimetro
  • Paquimetro
  • paquimetro
  • Paquimetros
  • PAQUIMETRO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!