paploscopia e sua funcao

643 palavras 3 páginas
PAPILOSCOPIA E SUA FUNÇÃO

A papiloscopia é a ciência que trata da identificação humana através das papilas dérmicas encontradas na palma das mãos e na sola dos pés. É uma ciência mais conhecida pelo estudo das impressões digitais. A papiloscopia se subdivide em quiroscopia, podoscopia, poroscopia e datiloscopia.
Em 2011, a população mundial bateu a casa dos sete bilhões de pessoas, segundo dados divulgados na época pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mesmo que muitos indivíduos possam apresentar traços físicos semelhantes, uma característica será sempre única, mesmo em gêmeos idênticos: a digital. Chamada tecnicamente de datilograma, ou dermatoglifo, a impressão digital consiste no desenho formado pelas microelevações da pele das polpas dos dedos, denominadas papilas, quando são impressas em algum tipo de superfície lisa.
Do termo papilas surgiu um novo campo de estudo: a papiloscopia. As impressões digitais foram descritas pela primeira vez em 1684, por um cientista europeu chamado Nehemiah Grew, tendo seus estudos seguidos pelo anatomista alemão Govard Bidloo e, em 1687, pelo fisiologista italiano Marcello Malpighi, um dos pioneiros na utilização do microscópio.
“Em 1788, o anatomista alemão Mayer observou que as impressões digitais poderiam ser utilizadas para fins de identificação humana. Quanto à sua utilização para a resolução de crimes, Henry Faulds, um médico escocês, foi o primeiro a utilizar as impressões digitais, tendo publicado um artigo que relata a descoberta no periódico Nature, em 1880”, conta Rodrigo, lembrando que, no Brasil, a identificação datiloscópica aconteceu oficialmente a partir de 1903.

A identificação feita por meio das impressões digitais produz resultados seguros e objetivos. A probabilidade de ocorrer algum tipo de coincidência entre traços de impressões digitais produzidas por indivíduos diferentes é extremamente remota. Além disso, o método papiloscópico funciona, inclusive, para estabelecer a

Relacionados