Papiloma Vírus Humano

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014
O vírus
Papiloma vírus humano é um DNA vírus não cultivável da família do Papillomaviridae que possui um DNA circular de filamento duplo, que é envolvido por um capsídeo proteico. Ele depende da diferenciação epitelial para completar o seu ciclo. O produto da expressão viral do gene é regulado de acordo com a migração da célula basal em direção à superfície epitelial. A expressão dos genes nacamada profunda do tecido epitelial (células basais) induzem a célula para a fase S (duplicação do DNA), criando um ambiente que é propício para a replicação do genoma viral e a produção de virions infectantes, ou seja, em consequência da infecção, o DNA viral se estabelece em todas as camadas do epitélio, mas os vírions intactos são achados apenas na camada superficial do tecido. Esses vírus sãocapazes de induzir tumores benignos e malignos como os do colo de útero.
Classificação
Os principais tipos de HPV identificados em lesões recorrentes podem ser classificados como baixo, intermédio e alto-risco, de acordo com o número de diagnósticos histopatológicos. São eles: HPV 42 ao 45, 51,52,56,58 ,59 e 68. Em mais da metade de carcinomas glandulares também foi detectado o HPV 18 apresentauma afinidade especial pelo epitélio glandular. Alguns HPV ainda não identificados são detectados em 25% dos cânceres de baixo e alto grau.
O Câncer
O câncer do colo do útero é um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas,podem demorar muitos anos para se transformar em câncer. As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, nem sempre nessa ordem. Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, sefor o caso.
Transmissão
A transmissão do HPV se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto). Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos, uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas. A transmissão também pode ocorrer pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas.Estudos no mundo comprovam que 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Essa percentagem pode ser ainda maior em homens. Estima-se que entre 25% e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, regredindo entre seismeses a dois anos após a exposição, principalmente entre as mulheres mais jovens.
Diagnóstico
O Exame de Papanicolau método é utilizado no rastreamento das lesões provocadas pelo HPV nos programas de triagem, tendo em vista a sua grande abrangência, baixo custo e facilidade de execução. O exame citológico ou citologia é um processo de diagnóstico morfológico que se baseia em característicasmicroscópicas das células e dos componentes extracelulares das células epiteliais. Papanicolaou e Traut desenvolveram um método de coloração em citologia esfoliativa, simples e de baixo custo, confiável e passível de ser empregado em rastreamentos para prevenir e controlar o câncer de colo de útero. O método examina células da camada superficial do epitélio e tem o inconveniente de resultadosfalso-negativos em lesões malignas. Entretanto, há provas de seu valor como exame complementar.
Sinais e Sintomas
Os sintomas da doença são caracterizados pelo aparecimento de pequenas verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor, de tamanhos que podem variar. Em homens as verrugas são observadas na glande do pênis e em mulheres podem aparecer na vagina, vulva, região do ânus e no colo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HPV
  • Hpv papiloma virus humano
  • O Papiloma Virus Humano
  • papiloma virus humano
  • Vírus do Papiloma Humano
  • PAPILOMA VIRUS HUMANO
  • Hpv
  • HPV papiloma virus humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!