Papiloma vírus humano (HPV)

Páginas: 11 (2659 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
INTRODUÇÃO 3
HPV 4
TRANSMISSÃO 6
INCIDÊNCIA 7
SINTOMAS 8
A MANIFESTAÇÃO DO VÍRUS 10
DIAGNÓSTICO 11
CITOLOGIA (Exame de Papanicolaou) 12
GENITOSCOPIA 13
BIÓPSIA DIRIGIDA 14
HISTOLOGIA 14
MICROSCOPIA ELETRÔNICA 14
BIOLOGIA MOLECULAR 15
CÂNCER NO COLO UTERINO 16
PREVENÇÃO 18
HPV NA GRAVIDEZ 19
HPV NO HOMEM 20
TRATAMENTO 22
PREVENÇÃO 23

INTRODUÇÃO
A infecção pelo HPV(Human Papillomavirus) têm sido um problema crescente nos consultórios médicos pela sua freqüência, por sua conhecida associação ao câncer cervical e pelas implicações clínicas e pessoais deste diagnóstico.
HPV
HPV é a abreviatura, em inglês, de Human Papillomavirus – ou Papillomavirus Humano; uma família de vírus (com mais de 100 subtipos) que é capaz de produzir uma ampla gama de lesões na pele emucosas.
Até a década de 1980, sabíamos que esses vírus eram os causadores das verrugas comuns e do “condiloma acuminado” - uma doença sexualmente transmissível (DST), vulgarmente conhecida como “crista de galo”, que se exterioriza pelo aparecimento de verrugas nos genitais masculinos e femininos.
A partir daquela época, porém, foram publicados inúmeros trabalhos científicos que constataram apresença de alguns subtipos do HPV em mais de 95% dos casos de câncer do colo uterino, o que aumentou a importância do diagnóstico e da prevenção dessa DST para a Saúde da Mulher.
Atualmente, os subtipos do vírus são agrupados em duas categorias: os de baixo risco, causadores de lesões benignas (verrugas); e os de alto risco, associados ao câncer cervical. Na categoria de baixo risco, os maisencontrados são os subtipos 6, 11, 41, 42, 43 e 44; na de alto risco, os subtipos 16, 18, 31, 33, 35, 45, 51 e 59.
A transmissão do HPV ocorre, principalmente, pelo contato sexual. Tendo penetrado no organismo (do homem ou da mulher), o vírus pode: 1) permanecer silencioso - por semanas ou décadas-, sem causar qualquer tipo de sintoma que alerte as pacientes sobre a sua presença (fase latente esubclínica); 2) ser eliminado pela ação do sistema imunológico de defesa (anticorpos); ou 3) causar alterações no DNA das células, provocando tumores benignos ou malignos.
Estima-se que uma em cada quatro mulheres brasileiras seja portadora do HPV. Essa proporção, entretanto, tende a aumentar nos próximos anos, pois a infecção pode ser absolutamente assintomática, tanto para o homem quanto para amulher. Isto é, ambos transmitem o vírus, nas relações sexuais, sem saber que são portadores
TRANSMISSÃO
A transmissão do vírus pode ocorrer através do contato sexual, não sexual (familiar ou hospitalar por fômitos - objetos contaminados) e materno fetal (gestacional,intra e periparto).
Entre estes, o contato sexual representa a maioria dos casos. No contato não sexual, é provável que o HPV, assimcomo as verrugas cutâneas, possa ser transmitido por fômitos (toalhas, roupas íntimas etc) e também pelo instrumental ginecológico, embora ainda não se saiba por quanto tempo o vírus resista fora do organismo, considera-se que este tipo de transmissão seja viável apenas por um curto período de tempo.
Eventualmente uma criança pode ser infectada pela mãe doente, durante o parto. O período deincubação que compreende o período da transmissão à doença (forma clínica e ou subclínica), está entre 3 semanas a 8 meses, com uma média de 3 meses, porém se fazem necessárias condições propícias para seu desenvolvimento. Estas condições, na maioria das vezes, estão relacionadas com a competência imunológica de cada indivíduo e a carga viral (quantidade do vírus) no local da infecção.
INCIDÊNCIAEstima-se que 10 a 20% da população adulta sexualmente ativa tenha infecção pelo HPV embora apenas 1% apresente o condiloma clássico e 2% apresente o que chamamos de doença subclínica (diagnosticada somente com a colposcopia).

Os jovens representam o grupo com o maior número de infectados, chegando a taxas de 46% em mulheres de 20 a 30 anos. Estas taxas decrescem com a idade, 10% em mulheres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HPV
  • Hpv papiloma virus humano
  • HPV papiloma virus humano
  • Hpv papiloma vírus humano
  • Hpv
  • HPV (Papiloma Vírus Humano)
  • HPV papiloma virus humano
  • HPV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!