Paper

Páginas: 9 (2060 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
EDUCAÇÃ INCLUSIVA


INCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA NA (EJA)

Ivanda Francisca de Mesquita
Prof. Roberto Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0565) – Estágio
08/06/2015

RESUMO

O presente trabalho aborda o assunto Inclusão de Jovens e adultos com Deficiência na EJA. A inclusão na EJA é muito discutida por profissionais daeducação, pois estes profissionais têm dado opiniões diferenciadas sobre o progresso do aprendizado dos alunos com necessidades especiais, a EJA tem a função de atender e conseguir condições igualitárias para aqueles alunos que não puderam e por algum motivo não frequentou a escola com a idade que deveria. O objetivo central da EJA é reintegrar alunos com um nível conceitual possibilitando o educandocom necessidades especiais ou não: a ler, escrever e ter domínio as operações e símbolos matemáticos. Pude perceber através desta pesquisa que os alunos NEE (necessidades educacionais especiais) se sentem incapazes de aprender algo, pois a sociedade os veem como “coitadinhos”, ou seja, pessoas que não são capazes de ter uma vida escolar regular como qualquer outro aluno que não tenha necessidades.Palavras-chave: Pedagógicos, Educação e Inclusão.

1 INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Darcy Ribeiro, nº 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996), passou a ser uma modalidade de educação básica nas etapas do ensino fundamental e médio. Na LDBEN 9.394/96, em seu artigo 37 e inciso primeiro consta que:A educação de jovens e adultos será destinada à aqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na própria idade.
§1º-Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderam efetuar os seus estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas ascaracterísticas do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames (BRASIL, 1996).

Uma das características mais importantes da EJA, é o período letivo, pois as séries são semestrais, diferentes do sistema regular, as séries escolares são anuais. Contudo deste modo em um ano podem ser feitas duas séries escolares na EJA.
A inclusão é um assunto muito abordado pelos osprofissionais da área da educação, eles abordam opiniões diferentes, gerando polêmicas para os reais benefícios pelo o progresso do aluno diferente. Pensando que a EJA vem se tornando cada vez mais inclusiva, e recebendo cada vez mais alunos com necessidades educacionais especiais, como seria a escola para todos defendida por Paulo Freire?
Segundo Freire (1987) o direito à educação não se reduzsomente a escola, mas sim em aprender. E aprender para tomar consciência de seu estado e opressão para que assim possa libertar daqueles que o oprimem. E par que os jovens e adultos possam aprender adequadamente, é preciso considerar os conhecimentos que estes estudantes possuem, em geral, os alunos da EJA possuem uma experiência de vida muito notável, pois eles aprendem coisas diferentes emdiferentes contextos, pela a necessidade que sua vida lhe impõe.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O aluno com NEE (Necessidades Educacionais Especiais), muita das vezes acredita que tem uma dificuldade de aprendizagem maior, do que a de um aluno que não tem necessidades especiais, isto ocorre por que este é desmotivado pela a sociedade, que o vê como um “coitadinho”, ou seja, uma pessoaque sempre vai precisar da ajuda dos outros e não os vê como pessoas capazes de aprender, pois através de estratégicas especiais os NEE são capazes de ter um aprendizado mais facilitado.
Segundo Vygotsky (1983), o modo que a escola e a sociedade como um todo, por vezes trata esta pessoa com deficiência, pode ser considerada uma forma de opressão, uma ação não humanizada. Mais para Freire (1987)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paper
  • paper
  • Paper
  • paper
  • Paper
  • Paper
  • Paper
  • Paper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!