Paper

Páginas: 11 (2684 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 A GESTÃO ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Elcione Silva Souza
Mônica Maria de Vieira Lima Barbosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0115) – ESTÁGIO
30/09/2013


RESUMO

O presente estudo teve como objetivo observar e identificar a mídia como recurso facilitador da aprendizagem na educação infantil, seguindo de suas mudanças bem relevantes da mesma naépoca atual, não deixando de salientar as suas melhorias na qualidade de ensino, utilizando as novas tecnologias como ferramentas para o melhor desenvolvimento da criança em sala de aula e a importância da prática docente com sua formação no meio tecnológico. Para alcançarmos tais objetivos e conseguirmos as informações e dados necessários foi utilizado um questionário, com perguntas de formaobjetivas e discursivas que foi aplicado com os professores. Foi possível mostrar, o quanto é importante a formação do professor que vai utilizar as novas tecnologias para aprendizagem dos educandos. Conclui- se então, que é de grande valia a formação do professor para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.


Palavras-chave: Novas Tecnologias. Aprendizagem. Prática docente.


1 INTRODUÇÃOComo sabemos a educação é uma das áreas que mais está apta à mudança, no qual podemos incluir as mudanças tecnológicas quem vem contribuindo e muito para o gestor, professores e toda sua equipe organizada.

As novas tecnologias estão impondo a formar novos cenários pedagógicos, com a sua integração no ambiente educacional, esses recursos possibilita a facilidade no aprendizado dascrianças da educação infantil, incluindo em seu conteúdo os mais novos recursos tecnológicos, que basicamente são o que a entidade escolar oferece para o desempenho do educador.

Com o passar do tempo, as mídias foram se modificando e chegando ao nível em que ela é usada em tudo. Na escola, como uma ferramenta pedagógica relacionado ao aprendizado dos educandos, de forma lúdica, divertida eintegradora, junto com o professor, que por sua vez, estará preparado para auxiliar os educandos a esse mundo tecnológico.

Com essas novas tecnologias em sala de aula, houve uma mudança significativa no contexto educacional, onde os educandos procuram de uma forma atraente, inovadora e motivadora, introduzir em suas atividades pedagógicas a participação dos mesmos nas aulas, facilitando assim ummelhor desempenho e aprendizado das crianças.

O estágio foi realizado no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA), o qual foi realizado o estágio de regência, buscando, observar os recursos tecnológicos usados com ferramenta facilitadora e a formação da prática docente no contexto tecnológico, sendo que esses recursos utilizados pela professora adequadamente.

A observação se deu deforma extremamente objetiva através de uma entrevista realizada com os professores do Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA), onde o questionário obteve perguntas objetivas e discursivas relacionadas ao tema proposto, a tecnologia e educação infantil.

Obtivemos um resultado qualitativo o qual pudemos perceber que as professoras usam sim de recursos em sala, os mesmos que a entidadedispõe que as mesmas reconhecem que sentem ainda um pouco de dificuldade diante desses recursos, mas que estão procurando meios de aprendizado, através de cursos de formação continuada.

Portanto, o processo de aprendizagem através dos recursos tecnológicos com crianças da educação infantil, faz-se de grande importância da utilização dos mesmos, para o conhecimento, desenvolvimento cognitivo ecriativo da criança, possibilitando ao professor, introduzir as mesmas em sua atividades pedagógicas, deixando-as prazerosas, criativas, motivadoras e lúdicas.


2 A TECNOLOGIA COMO RECURSO FACILITADOR NA GESTÃO.

Atualmente, para propiciar um ensino aprendizagem de qualidade, têm-se investido muito no ambiente escolar com diversos aparelhos tecnológicos. Sem dúvida o rumo que a educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paper
  • paper
  • Paper
  • paper
  • Paper
  • Paper
  • Paper
  • Paper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!