PAPER O CONTAINER E O TRANSPORTE INTERNACIONAL

2858 palavras 12 páginas
O CONTAINER E O TRANSPORTE INTERNACIONAL

Vinícius Molon Barbosa
Professor-Lídio Rodrigues Sobrinho
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 1641) – Prática do Módulo V
31/05/12

RESUMO

Se até o tempo das caravelas os tonéis reinavam como padrão de embalagem das mercadorias transportadas no mundo, a partir da Revolução Industrial e principalmente no século XX surgiu a necessidade de um novo padrão, mais adequado às novas necessidades do transporte multimodal: o contêiner, inicialmente chamado de cofre-de-carga, é construído de material resistente, destinado a propiciar o transporte de mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez, dotado de dispositivo de segurança aduaneira e devendo atender às condições técnicas e de segurança previstas pela legislação nacional e pelas convenções internacionais ratificadas pelo Brasil.Qual o objetivo deste trabalho? Que tipo de pesquisa foi realizada? Resultados? Conclusão?

Palavras-chave: Container. Transporte. Tráfego Internacional.

1. INTRODUÇÃO

Mudanças na tecnologia de transporte reduziram substancialmente os custos de transporte, ajudando a alimentar o processo de globalização. A agilidade no transporte marítimo internacional aumentou, e a capacidade de transportar bens e serviços através das fronteiras a um custo reduzido tornou-se uma realidade para a maioria dos países.
Assim como o computador revolucionou o fluxo de informações, o contêiner de transporte revolucionou o fluxo de mercadorias. Por acentuadamente cortar custos e aumentar a confiabilidade, este recipiente de transporte aumentou enormemente o volume de comércio internacional e fez cadeias de suprimentos complexas possíveis. Baixos custos de transporte ajudam a tornar economicamente viável para uma fábrica na China para produzir bonecas Barbie com cabelo japonês, plásticos e corantes de Taiwan, e enviá-los para as meninas ansiosas em todo o mundo.
O

Relacionados

  • Modais de transporte
    4101 palavras | 17 páginas