Paper Zhebit

1974 palavras 8 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Relações Internacionais

Paz como sistema internacional x Paz como utopia internacional

Formação do Sistema Internacional Moderno
Professor Alexander Zhebit
Hanna Peixoto Mattos
DRE: 111319811

Paz como sistema internacional x Paz como utopia internacional
Sistema de Paz ou de Guerra, Arbitragem ou anarquia no sistema internacional são temas que permeiam grandes debates não somente no meio acadêmico, como também ___. Entre a sociedade civil, é recorrente o seguinte questionamento, que tangencia os temas acima citados: como seres que em tão pouco tempo conseguiram evoluir tanto não conseguem a simples façanha de viver em harmonia uns com os outros?
Diversos pensadores que recorreram à abstração do “estado de natureza” do homem para buscar elucidações acerca do cerne da essência do comportamento do ser humano, especialmente quando o mesmo é posto em situações nas quais convenções sociais caem por terra e lhe vêm à pele reações “primitivas”, instintivas, comuns a todos os homens, independentemente de contextos culturais ou históricos.
Postulados alguns estados de natureza, estudiosos transportaram essas características encontradas na abstração em debate para a natureza do comportamento dos Estados. Considerando a perspectiva hobbesiana como a mais aceita entre os estudiosos de Relações Internacionais, é possível se afirmar que prevalece no sistema internacional a perspectiva de que o Estado é, em essência, egoísta, violento, competitivo. Este é o conteúdo da produção de uma das principais correntes teóricas das Relações Internacionais: o realismo. A prevalência da guerra sobre a paz é o pressuposto desta corrente, e qualquer tentativa de arbitragem de organizações internacionais nos destinos do mundo é vista como frágil diante da soberania dos Estados. Assim sendo, para estudiosos que pensam as relações internacionais a partir do teor hobbesiano das teorias realistas, a paz como sistema internacional representa, sem

Relacionados

  • Economia Internacional Cont
    6234 palavras | 25 páginas
  • Brasil e brics corporativos
    14004 palavras | 57 páginas
  • monografia final pos
    14223 palavras | 57 páginas
  • Trabalho pronto
    126942 palavras | 508 páginas