Paper religião na idade média

Páginas: 11 (2589 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Nome do aluno

Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (HID0170) – Prática do Módulo III
30/08/12



RESUMO


Essa pesquisa foi elaborada com o intuito de ser descobrir mais sobre a religião na Idade Média, como a igreja se portava ante dos fiéis, e não fiéis.
Elaborei essa pesquisa toda baseada em sites de pesquisa sobre o assunto,buscando afundo respostas sobre a problemática tendo em vista que nenhum assunto foi de primeira mão lançado neste trabalho, pois a maior preocupação é a veracidade dos fatos pesquisados.
Essa pesquisa abriu um leque a mais no entendimento de igreja medieval, podemos salientar que foram tempos difíceis, pois a igreja trava com mão de ferro os membros (padres) o fieis e os infiéis (hereges).
A igrejainfluenciou muito na educação seja religiosa ou acadêmica e nas artes e arquiteturas a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média.
Possuía grandes terras, a igreja em si era uma senhora feudal, o feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
Houve tempos em que a igreja lutava contra mulçumanos pararetomar a terra santa
Esse tempo foi conhecido como cruzada.
Atendendo ao apelo do papa Urbano II, em 1095, foram organizadas na Europa expedições militares conhecidas como cruzadas (esses missionários assim se chamavam pela cruz de pano que levavam na veste), cujo objetivo oficial era conquistar os lugares sagrados do cristianismo (Jerusalém).


Palavras-chave: Idade Medieval. Cristandade. Padres.Igreja. Sociedade. Inquisição. Heresia. Cruzadas. Constantino.



1 INTRODUÇÃO

A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia daIgreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.Entende-se Cristandade por um sistema de relações da Igreja e do Estado (ou qualquer outra forma de poder político) numa determinada sociedade e cultura. Ela perdura até praticamente a Revolução Francesa (1789), com várias modalidades dentro desse processo através dos séculos. Na história do cristianismo, o sistema iniciou-se porocasião da Pax Ecclesiae em 313 (paz concedida pelo imperador Constantino à Grande Igreja), com o Edito de Milão (ele põe fim às perseguições) e deu origem à primeira modalidade de Cristandade dita “constantiniana”; a qual se apresenta como um sistema único de poder e legitimação da Igreja e do Império tardo-romano. As características gerais desta modalidade “constantiniana” são, entre outras, ocristianismo apresentar-se como uma religião de Estado, obrigatória, portanto para todos os súditos; a relação particular da Igreja e do Estado dar-se num regime de união; a religião cristã tender a manifestar-se como uma religião de unanimidade, multifuncional e polivalente; o código religioso cristão, considerado como o único oficial, ser, todavia diferentemente apropriado pelos vários grupossociais, pelos letrados e iletrados, pelo clero e leigos.

2 DESENVOLVIMENTO




A INFLUÊNCIA DA IGREJA NA IDADE MÉDIEVAL


Religião na Idade Média
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico,pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
Educação, Cultura e Arte Medieval
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper idade média
  • Religião na idade média
  • filosofia idade media e religiao
  • A religião na idade Média
  • RELIGIÃO NA IDADE MEDIA
  • Religião na idade média
  • Idade Média
  • Idade média x religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!