paper para o dia 23

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015




Teorias da
Administração


Período 2015.1 – Sala Q-1


Professora: Luma Louise Sousa Lopes
Aluno: Roniele Soares Teixeira
Matricula: 1329159


Taylorismo após 100 anos, influência, contradições e uma nova necessidade de administrar
Com a expansão da revolução industrial, as organizações se depararam com uma nova realidade. Diante a mecanização dos trabalhos, a implantação do trabalhoassalariado, a necessidade de supervisão e gerência, tornou-se necessário um modelo de administração nas industrias, capaz de conduzir as relações nas formas de trabalho e produção naquele período. Porém insatisfeito com os sistemas administrativos da época, com o desconhecimento por parte dos administradores na gerência do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada, Taylor estudou ecriou o que podemos chamar de administração científica que se baseia na aplicação do método científico na administração, com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. O taylorismo, como é chamado a administração científica, no passado fora extramente útil para adequar os trabalhos à demanda de produção exigida naquela época, mas será que atualmente, quase um séculodepois, esses conceitos ainda são úteis, mesmo com ambientes e perfis de empregados diferentes da época da criação da administração científica?
Partindo da leitura dos textos que embasam essa discussão, o artigo escrito pelo professor Alexandre R. Rosa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) - Um Século de Taylorismo – expõe a expansão do taylorismo não só restrito as industrias, mas como o próprio Taylorprevia na introdução do seu livro, quando afirmava que os mesmos princípios podem ser aplicados com a mesma força em todas as atividades sociais. O que, para o autor, incluía a gestão do lar, das fazendas, do comércio, das igrejas, das instituições filantrópicas, das universidades e dos departamentos governamentais. Decorreu influência do sistema taylorista até os dias atuais.
De acordo com oartigo no Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, Vol. 09, nº 1, janeiro/março 2002 - elaborado por Luiz Alex S. Saraiva e Vera Lúcia N. Provinciali que fala que a administração científica sustentava-se em três pilares. O primeiro, a separação do processo de trabalho e as especialidades dos trabalhadores que retrata esse sistema de desvalorização dos empregados. Taylor diz nesseprincípio que as tarefas poderiam ser rapidamente ensinadas e os trabalhadores devidamente capacitados para executá-las em pouco tempo, conforme a gerência ditava o ritmo de trabalho a ser executado. subtraiu a autonomia do trabalhador e extinguiu a crença de que ele era detentor de um conhecimento tradicional, e de métodos e procedimentos deixados a seu critério. Outra implicação é que qualquertrabalhador, desde que demonstrasse aptidão física e mental, poderia executar qualquer tarefa na fábrica, modelo vigente à época, iniciando o domínio da gerência sobre os trabalhadores.
As consequências deste primeiro pilar da administração científica pode ser vista no texto de Alexandre Rosa da FGV, que retrata as controvérsias do taylorismo, quando cita que os intelectuais e trabalhadores viam neleum sistema alienante que fazia as pessoas trabalharem mais. Taylor foi considerado pelos sindicatos como o maior inimigo dos trabalhadores e até ameaçado de morte. Ora se um sistema que torna os empregados como simples peças de um xadrez, que executam movimentos preestabelecidos por uma gerência, que visa apenas a produção e lucratividade, sem importa-se com o bem-estar dos empregados, só podetornar os trabalhos repetitivos, cansativos e fazer com que os trabalhadores sintam-se insignificantes e desvalorizados, mas tais considerações eram minimizadas da ambição dos empresários de lucrarem e produzir mais gastando menos e em menos tempo, um custo benefício bem aplicado, embora quem pagasse por tal fenômeno fosse os trabalhadores obrigados a trabalharem mais, sem muitas opções e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dia 23 de janeiro
  • AULA DO DIA 23
  • Atividade De Portugu S Dia 23
  • TRABALHO REFERENTE AO DIA 23 03
  • PROJETO DE INTERVEN O PARA ENTREGAR DIA 23 05
  • Relat Rio De Aula Pr Tica Dia 23
  • DOXOLOGIA DO CULTO DIA MUNDIAL DIA 23 DE MAIO APENAS PRIMEIRO CULTO
  • aulão bombeiro dia 23 05 2015

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!