Paper Musicaliza O E L Dico

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 17 de maio de 2015
MUSICALIZAÇÃO E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Bruna Kniss
Débora Rodrigues de Carvalho
Rubia Mara Spengler Kostetzer

Prof. Zilma Mônica Sansão Benevenutti
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0518) – Prática Módulo V
10/06/14


RESUMO

Este estudo está vinculado à prática do módulo V do curso de Pedagogia da Uniasselvi e apresenta como tema A musicalização e olúdico na educação infantil. A música e o brincar na educação infantil são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio afetivo da criança. A música e as atividades lúdicas contribuem para um processo de aquisição de autonomia.
Ajudam no desenvolvimento da linguagem falada e no processo da aquisição da linguagem escrita.


Palavras-chave: Educação infantil. Música.Brincar.


1 INTRODUÇÃO


Este estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a importância da música e das brincadeiras na educação infantil. A intenção é apresentar como é importante trabalhar a música e deixar que as crianças brinquem na educação infantil.
A pesquisa partiu de fontes eletrônicas e do caderno de estudos onde abordaremos temas relevantes como: O lúdico na educaçãoinfantil e a musicalização.











2 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Para que a educação lúdica seja realmente inserida na educação, é preciso reconhecer a importância dela na formação integral da criança, para isso a necessidade de buscar novos recursos pedagógicos utilizado na prática do dia a dia de um professor, incentivando-os a utilizar atividades lúdicas, inserindo o brincar e tendoconsciência de que sua prática é responsável pelo desenvolvimento e aprendizado da criança.

A palavra lúdico tem origem latina e significa jogo. Seu significado não ficou somente restrito apenas ao jogar, ao brincar sem objetivos educacionais, passando a ser essencial, principalmente na educação. A ludicidade pode trazer a criança uma conotação mágica, de fantasia, encantamento, que atrai e permite asua criativade. Para criança é muito mais prazeroso aprender através de jogos e brincadeiras, sendo que dessa forma ela está inserida em seu habitat.

O brincar permite ainda, a lidar com as emoções, pelo brincar equilibra as tensões provenientes do seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Conforme Cunha (2001, p.14): “O brincar desenvolve ashabilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.”

Dessa forma, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo dinâmico e criativo, através de jogos, brincadeiras,brinquedos e musicalidade, o professor pode usar esses recursos em sua prática pedagógica. Deve-se, porém, estar atento para que os jogos e brincadeiras não se tornem apenas uma forma de preencher o tempo de aula ou manter as crianças ocupadas, tem que haver uma sequência lógica e didática entre as várias opções que o lúdico oferece.

É preciso criar meios para que o processo deensino-aprendizagem seja de forma natural e significativa, trazendo as crianças momentos alegres, não momentos de angústias e medo do conhecimento. Quando o educador trabalha respeitando o estágio do desenvolvimento em que a criança se encontra, ele não está com a visão de que transmiti conhecimentos, mas usando uma estratégia de construção do conhecimento de forma agradável e significativa para o educando.Contudo, com o lúdico a criança está em constante exercício, é através dele que ocorrem experiências inteligentes e reflexivas, praticadas com emoção e prazer.  Assim, cabe aos professores da educação infantil fazer uma reflexão de sua prática pedagógica afim de conquistar o objetivo que é uma educação de qualidade. Sendo o professor um agente mediador do conhecimento, cabe a ele está em constante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • L Dico E Musicaliza O
  • L Dico
  • L dico na Educa o Infantil
  • TRABALHANDO O L DICO
  • Jogos L Dicos
  • O L DICO NA EDUCA O IFANTIL
  • Jogos L Dicos De Basquete
  • O L DICO NA EDU O INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!