paper empreendedorismo

Páginas: 10 (2484 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
EMPREENDEDORISMO



RESUMO

Este estudo designa-se a conhecer mais a respeito do empreendedorismo, levar a compreender que o empreendedorismo é algo que o ser humano já pratica há muito tempo. Aborda o início do empreendedorismo aos dias atuais. O empreendedor é reconhecido como aquele que promove desenvolvimento econômico, capacidade de gerar empregos, criação de produtos inovadores quemelhoram a vida das pessoas, e atuando na busca de soluções para questões sociais.

Palavras-chave: Empreendedor; Origem; Capacidade; Inovação.


1 INTRODUÇÃO

A palavra empreendedorismo surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, e significa aquele que assume riscos e começa algo novo. Foi utilizada primeiramente pelo economista Joseph Schumpeter em 1950. Segundo Schumpeter oempreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa. De fato, Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia seu processo econômico ao homem de negócios privado.

Em 1970, PeterDrucker introduzido ao empreendedorismo o conceito de risco, onde uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot, introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.

A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. O mercadocompetitivo também faz com que os novos empresários adotem novas medidas. Nos dias atuais podemos dizer que estamos na era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.2 ANÁLISE HISTÓRICA

Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, apenas gerenciavam os projetos, utilizando os recursos disponíveis de sua época provenientes do governo de seu país.

No século XVII, ocorreram os primeiros indícios de relação entre assumir riscos eempreendedorismo, onde o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (sendo aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia ocapital).

No éculo XVIII, o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial. Um exemplo foi o caso das pesquisas referentes a eletricidade e química, de Thomas Edison, que só foram possíveis com o auxílio de investidores que financiaram os experimentos.

No final do século XIX einício do século XX, os empreendedores foram confundicos com os administradores (o que ocorre até os dias atuais), analisados meramente de um ponto de vista econômico, classificados como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.
Em uma breve análise da diferença e similaridade entreadministradores e empreendedores, o empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor. O empreendedor tem algo mais, algumas características e atitudes que o diferenciam do administrador tradicional.


3 A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO

Em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, o mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper Empreendedorismo
  • empreendedorismo Paper
  • Paper Empreendedorismo
  • Paper de Empreendedorismo
  • paper empreendedorismo
  • Paper empreendedorismo
  • Paper empreendedorismo
  • Short paper empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!