Paper educação

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
O PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRAIL


Marlene da Conceição Pires
Profa.: Eunice Ramos de Moura
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED5331) – Fundamentos e Metodologia da alfabetização
14/11/2008

RESUMO

É importante para compreensão da função do professor alfabetizador entender o quão complexo é o desafio da alfabetização plena.Alfabetizar é muito mais do que simplesmente ensinar a decifrar as letras, alfabetizar significa mostrar que alguns signos juntos formam um outro signo que simboliza um objeto.

Palavras-chave: Alfabetização; Professor.


1 INTRODUÇÃO

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização édefinida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagemde uma maneira geral.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.


2 OPROFESSOR ALFABETIZADOR

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e programar ações pedagógicas que propiciem para o aluno, o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever com compreensão. E importante considerar que o processo de alfabetização vai muito além da determinação de conteúdos a serem ensinados aos alunos. A sua complexidade exige do professoralfabetizador competências para orientar os alunos na compreensão e na valorização da linguagem como espaço de interação social, produção e circulação do conhecimento, bem como de estruturação da identidade pessoal e coletiva.


O professor alfabetizador tem que ficar atentos aos mecanismos da leitura e da escrita que fazem parte da alfabetização, porém, a linguagem oral, a expressão e acompreensão do próprio pensamento do outro, participam igualmente do processo de alfabetização.


Antes mesmo de aprender a decodificar e codificar convencionalmente, a criança pequena já traz para sala de aula uma bagagem de experiências e leitura de mundo que não pode ser desprezada. Segundo Ferreiro:


“Estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e daescrita como um processo de aprendizagem escolar, que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm mais dificuldade em aceitar isto. (FERREIRO 1985, P.64)


O aprendizado prévio da criança deve assim, servir de pressuposto para que o professor consiga despertar o interesse do aluno, já queparte de um tema que encontra sentido (correspondência) na vivencia do aluno.


A atividade de leitura e escrita, portanto, deve constituir-se em atividade prazerosa, voluntária, compartilhada, imbuída de sentido tanto para quem ainda está iniciando na leitura quanto para quem ministra o gosto e a familiarização pela leitura e produção de textos. A leitura não pode ser tratada comoobrigação, mas como um objeto de prazer e uma via de acesso ao mundo das idéias, das sensações e das emoções.


Qualquer atividade de leitura deve levar em conta a questão do sentido da mesma para a criança. Por que realizar determinada tarefa? Pra que seguir determinados passos? É dessa forma que o leitor se situa frente à leitura para obter a compreensão do texto



3 A ALFABETIZAÇÃO NO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper educação inclusiva para os autistas
  • Paper educacao de jovens e adultos
  • Paper Sociedade E Educacao 1
  • PAPER EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Paper educação inclusiva
  • Paper sobre ludico na educacao
  • paper do estagio da educaçao infantil
  • Paper introdução a educação itq

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!