Paper educação inclusiva para os autistas

Páginas: 11 (2528 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA OS AUTISTAS

Bruna Bombazaro Velho
Prof.
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Pedagogia (PED)
28/06/08
RESUMO
Educação inclusiva para os autistas requer que sejam observadas algumas necessidades, tanto da criança, quanto da escola, professores e colegas. O uso, seleção e construção de ambientes podem auxiliar e promover o processo de inclusãopermitindo que, através de uma mediação, pessoas com autismo desenvolvam processos de interação social, condição fundamental para qualquer processo de desenvolvimento e inclusão real. A educação especial para crianças autistas engloba uma metodologia específica e, às vezes, um tratamento medicamentoso. Em crianças com acometimentos menores, o aproveitamento é bastante observável, tanto no aspecto cognitivodos conteúdos e sua aplicação, quanto no aspecto social. Já as crianças severamente comprometidas obtêm melhorias quanto aos cuidados pessoais e a relação social, portanto, quanto mais cedo for atendida, maior a possibilidade de integração social.
Palavras-chave:Autismo; Inclusão; Escola.
1 INTRODUÇÃO
O Autismo manifesta-se por déficits nas áreas de interação social, comunicação ecomportamento. Cada vez mais os autistas estão sendo inseridos em escola comum, porém, precisa-se avaliar a qualidade do ensino, pois muitos professores sentem medo ao se deparar com o novo, pois para eles é um desafio trabalhar com crianças assim.

A educação é uma das maiores ferramentas para ajudar uma criança autista em seu desenvolvimento, essas crianças apresentam resistência aoaprendizado. Isto não quer dizer que os autistas não aprendam, porém eles costumam ter interesses, fixações, em coisas bem peculiares, não estando abertos para aprenderem outras coisas enquanto não deixam de lado o objeto de fixação, por isso é importante à relação entre aluno e professor.

Neste paper são discutidos alguns elementos que possibilitem uma melhor compreensão do assunto, discutindo econceituando os aspectos sobre o tema abordado.

2 AUTISMO INFANTIL
Autismo é uma doença grave, crônica, incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e lingüístico. Algumas crianças apesar de autistas apresentaminteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Estas crianças também apresentam reações anormais a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar.
A linguagem é atrasada ou não se manifesta. Relacionam-se com pessoas, objetos ou eventos de uma maneira não usual, tudo levando a crer quehaja um comprometimento orgânico do Sistema Nervoso Central.
2.1 COMO A EDUCAÇÃO PODE AJUDAR UMA CRIANÇA AUTISTA?

A educação é uma das maiores ferramentas para ajudar uma criança autista em seu desenvolvimento, para não dizer até que é a maior delas. Atualmente existem algumas variações de abordagens mais utilizadas para o ensino especial de crianças autistas, mas a maiores delas concordanos ponto fundamentais.

Na maioria dos métodos de educação especializados para a criança autista, inicia-se por um processo de avaliação para poder selecionar os objetivos estabelecidos por área de aprendizado. A forma de levar a criança aos objetivos propostos varia conforme o método adotado, mas na grande maioria dos métodos a seleção de um sistema tem tanta importância quanto àsestratégias educacionais adotadas. A educação vista desta forma tem como meta ensinar tanto matérias acadêmicas quanto coisas que outras crianças costumam aprender através da própria experiência, como comer e vestir-se e forma independente.


“A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAPER EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Paper educação inclusiva
  • Paper Educação Inclusiva
  • Paper sobre educação inclusiva
  • PAPER EDUCACAO INCLUSIVA 1 Versao
  • Educação de autistas
  • educacao inclusiva e praticas inclusivas
  • Educação inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!