Paper do conto entre irmão de jj veiga

841 palavras 4 páginas
PAPER DO CONTO ENTRE IRMÃOS DE J.J.VEIGA

O conto entre irmãos de J.J.Veiga exibe uma história que gira em torno de uma relação conflituosa entre irmãos, o qual consiste na ausência de convivência entre os mesmos. Ao analisar o conto constata-se as reflexões referentes aos demais textos estudados: A narrativa de Jonathan Culler, A tipologia de Norman Friedman e as reflexões sobre o romance moderno de Rosenfeld. No conto, o foco narrativo, ou seja a posição do narrador é em primeira pessoa, ele nos descreve um conflito interno e tenso que acontece com o próprio, portanto é um narrador personagem, o mesmo deixa no texto sua marca pessoal, a subjetividade, fato que não observamos no narrador onisciente. No trecho abaixo percebe-se as marcas da presença do narrador personagem, que utiliza vários pronomes em primeira pessoa.
“O menino sentado a minha frente é meu irmão, assim me disseram; e bem pode ser verdade, ele regula pelos dezessete anos, justamente o tempo que estive solto no mundo, sem contato nem notícia”. Segundo a Tipologia de Norman Friedman, narrador protagonista é aquele que narra de um centro fixo, limitado quase que exclusivamente ás suas percepções, pensamentos e sentimentos. Pode-se identificar que o narrador presente no conto é o personagem-protagonista, uma vez que ele esta o tempo todo falando de si, segue um fragmento do texto:
“[...] Vem-me o desejo urgente de entendê-lo e de ficar amigo, de derrubar todas as barreiras, de abrir-lhe o meu mundo e de entrar no dele”. Ao longo da narrativa, observa-se a incerteza do narrador em relação à atitude que deve conceituar os sentimentos de seu irmão. Ele não consegue saber o que se passa na cabeça do jovem. Essa incerteza nos da subsídios para perceber que o narrador não é onisciente, pois para haver onisciência é preciso que o foco narrativo esteja em terceira pessoa, mantenha um distanciamento dos fatos narrados e seja detentor de todo o conhecimento. De acordo com Culler “o

Relacionados

  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas
  • tatu
    178148 palavras | 713 páginas
  • Parecer
    96043 palavras | 385 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas