Paper De Est Gio

Páginas: 11 (2520 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
ERA UMA VEZ... CONTOS E RECONTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Priscila Pinho de Azevedo Oliveira
Prof.ª Ana Paula Moraes de Oliveira Soto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0383) – Estágio III – Docência na Educação Infantil
18/10/2013


RESUMO

A literatura infantil proporciona à criança uma aprendizagem significativa, pois ela auxilia nodesenvolvimento da mesma de maneira integral, isto é, afetivamente, socialmente e cognitivamente. Este artigo tem como objetivo relatar as experiências e as etapas do estágio supervisionado que ocorreu na Escola Mário Neto, uma Instituição de ensino privado, numa turma do grupo 5, da Educação Infantil, no turno matutino. O estágio foi realizado em uma modalidade organizativa denominada “Pedagogia de Projetos” eteve como área de concentração: Metodologia de Ensino, e como tema: Literatura Infantil: contos e recontos. O presente artigo é fruto de um projeto de estágio que teve como objetivo central levar os alunos a terem acesso desde cedo ao mundo da leitura de maneira divertida e significativa através dos contos. Para isso, foi realizado um projeto pedagógico que foi aplicado em cinco aulas com duraçãototal de vinte horas. Para fundamentar este artigo buscou-se autores como Antunes (2002); Barbosa e Horn (2008); Costa (2010); entre outros. Ao final do estágio, e até mesmo em todo o seu decorrer, pude perceber a importância do mesmo para a minha formação e de que a teoria não está dissociada da prática. Como professor, tenho a responsabilidade de transformar os momentos de leituras, que muitasvezes tem se tornado uma obrigação para a criança, em ocasiões prazerosas de aprendizagem. Mas para isso preciso também ter o hábito da leitura.


Palavras-chave: Literatura Infantil. Leitura. Contos.



1 INTRODUÇÃO

A literatura infantil é uma estrada que leva a criança ao aprimoramento e a ampliação dos seus sentimentos e aflora a sua imaginação de maneira divertida e relevante. Além deincentivar a formação do hábito de leitura e na construção de valores, ela conduz a criança à descoberta do mundo, onde a realidade e a fantasia se unem.

Através da leitura, a criança apropria-se da cultura e dos conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo dos tempos, os quais contribuirão na construção de seu conhecimento. Portanto, o seu convívio com a leitura tem que ser um hábito constante enão casual, e cabe ao professor promover este incentivo.

Este paper é resultado do Estágio III – Docência na Educação Infantil, desenvolvido na Escola Mário Neto, que é uma instituição de ensino privado, numa turma do grupo 5, no turno matutino, composta por vinte e sete alunos de cinco e seis anos.

Na tentativa de proporcionar aos alunos através da literatura infantil uma aprendizagem maissignificativa, que auxiliasse no desenvolvimento dos mesmos de maneira integral, foi desenvolvido um projeto na área de concentração: Metodologia de Ensino e que teve como tema: Literatura Infantil: contos e recontos. Essa escolha se deu devido ao prazer das crianças em manusear os livros de literatura infantil, de ouvir e de contar histórias. Além disso, esse tema seria um dos conteúdos a sertrabalhado na unidade III da turma onde ocorreu o estágio.

Este projeto foi aplicado com a intenção de se alcançar três objetivos gerais que foram: levar os alunos a terem acesso desde cedo ao mundo da leitura de maneira mais divertida e significativa; oportunizar às crianças a imaginação, a criatividade e a descoberta do fantástico universo da literatura infantil; possibilitar o contato e despertaro interesse dos alunos pela leitura através dos contos. Os resultados destes objetivos puderam ser observados no interesse e na participação dos alunos nas atividades.

Para melhor compreensão da temática, inicialmente traremos uma discussão teórica. E, num segundo momento apresentaremos a vivência do estágio que trará o relato de experiência na aplicação do projeto pedagógico em sala de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper Est Gio Educa O Infantil
  • Est gio
  • O EST GIO
  • Est Gio
  • est gio
  • Est Gio
  • Est Gio
  • EST GIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!