Paper correntes imigratórias no brasil

Páginas: 16 (3887 palavras) Publicado: 29 de março de 2012
CORRENTES IMIGRATÓRIAS NO BRASIL

Acadêmico: MARCIO AUGUSTO PASDIORA
Professora: ALICE ALVES DA SILVA
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Geografia: Turma GED 0061- Módulo V
02 de Outubro de 2011



1 RESUMO
  Desde o início de sua fase pré-colonial, o Brasil passava por um processo de miscigenação, que consiste na mistura de dois ou maispovos, resultando numa população com tradições, costumes e aparência misturados, onde cada pessoa herda um pouco de cada etnia a qual pertence. Os primeiros povos a habitarem o Brasil eram os povos indígenas. Em seguida vieram os portugueses havendo também a existência do tráfico de escravos africanos, povo esse que contribuiu em muito para a cultura brasileira, como por exemplo, na música,culinária, religião, etc.. Com a abertura dos portos, em 1808, foi permitida a entrada de imigrantes livres europeus de outras nacionalidades, pois até então apenas os portugueses podiam se fixar no Brasil. Com a proibição do trafico negreiro, maior desenvolvimento das atividades cafeeiras e urbano-industriais e facilidade de acesso à posse de terra na região Sul, o Brasil se tornou um território para osimigrantes europeus. Podemos citar também que a Argentina e os Estados Unidos receberam mais imigrantes que o Brasil, por oferecerem maiores possibilidades de ascensão social aos colonos. A partir de 1808, começou um grande processo de imigração dos povos europeus, que vinham em busca de condições melhores de vida, porém não foi exatamente isso que ocorreu.

2 Palavras-chave
Imigração.Colonização. Miscigenação

3 INTRODUÇÃO

Durante o período pré-colonial do Brasil, os portugueses que vinham para o país, por volta de 1530, tinham o único interesse na extração dos bens e recursos naturais abundantes na região para fazer comércio na Europa e obter maior lucro. Foi a partir desta época, que podemos citar como sendo origem, do processo de imigração no Brasil, aonde primeiro vieramos portugueses, explorando a região que até então, era povoada pelos povos indígenas. Logo em seguida foram trazidos para o trabalho na colônia, através dos navios de tráfico, os escravos africanos, que povoaram grande parte do país e contribuíram muito em diversos aspectos para o Brasil. A entrada de estrangeiros no Brasil era proibida pela legislação portuguesa no período colonial, mas isso nãoimpediu que chegassem espanhóis entre 1580 e 1640, quando as duas coroas estiveram unidas: judeus (originários, sobretudo da península ibérica), ingleses, franceses e holandeses. Esporadicamente, viajavam para o Brasil cientistas, missionários, navegantes e piratas ingleses, italianos ou alemães. Com a abertura dos portos, começou a imigração efetiva e de maior escala dos italianos, alemães,espanhóis, japoneses, eslavos, coreanos e chineses, os dois últimos, não correspondem a um grande fluxo de imigrantes.
Primeiramente, falaremos um pouco sobre a colonização e formação do povo brasileiro

3.1 COLONIZAÇÃO DO BRASIL

A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que ostermos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América). A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelosportugueses, pois afirmando isto, estaremos negligenciando a história dos indígenas (povoadores) que viviam há muito tempo neste território antes da chegada dos europeus. Portanto, o processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como, por exemplo, a espanhola: a conquista e o extermínio dos indígenas. Sendo assim, ressaltamos que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais correntes imigratórias para o Brasil
  • Principais correntes imigratórias
  • Correntes do brasil
  • Paper Brasil
  • Brasil e argentina correntes de povoamentos
  • As Correntes Marítimas do Brasil
  • Paper idoso no brasil
  • Paper história da educação no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!