Paper Ci Ncia Pol Tica Capitalismo Cinzento

465 palavras 2 páginas
Por certo, que há no mundo, hoje, o dito capitalismo cinzento, que consiste em uma alienação econômica, com ascensão de novo complexo financeiro institucional e um novo regime de acumulação capitalista representado pela existência dos fundos de pensão, que ao abolir parcialmente a responsabilidade do Estado, geram um novo método de prover aposentadorias (BLACKBURN, ROBIN). Esses fundos situam-se numa zona sombria, onde não se conhecem a fundo os investimentos.Os detentores das apólices de seguros não têm influência sobre os fundos investidos em seu nome e os “gerentes” apenas têm que assegurar o melhor índice de retorno de capital.
O governo, ao não manter a paridade entre ativos e aposentados, estimula esse novo regime financeiro, ou seja, planos de aposentadoria e pensões têm sido encarados como uma alternativa para a manutenção do nível salarial. É bem verdade, que o Estado está quebrado e a Previdência idem, então, se não houver essa alternativa, quem garantirá a aposentadoria dos atuais trabalhadores? Para o Estado é cômodo, pois pode diminuir suas provisões para tal fim e passar essa bola de neve para a mão dos trabalhadores. No nosso País, outra questão séria a respeito das aposentadorias tem a ver com a queda do crescimento populacional. Cada vez há menos trabalhadores para custear os benefícios dos aposentados.
Na opinião do autor, a solução pode estar no socialismo de risco, onde o governo redefiniria o estatuto dos fundos de pensão, tornando-os responsáveis para os segurados e corporações de acordo com os interesses dos mesmos. Os gerenciadores dos fundos têm de possuir responsabilidade ética e social na tomada de decisões de investimento. Uma forma de alcançar tal fim são os conselhos dos fundos de pensão ligarem-se à universidades a fim de obter especialização financeira e técnica adequada. De um lado obtém qualificação, do outro, dariam assistência ao setor educacional mais graduado.
A alternativa para o socialismo de riscos é colocar sobre os

Relacionados