paper brigrada incendio 21 06 2012

1283 palavras 6 páginas
BRIGADA DE INCÊNDIO

Angela Dos Santos Cordeiro
Professor Cledson da Paixão Ramos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Segurança no Trabalho (SEG0105) – Prática do Módulo II
21/06/2012

RESUMO

O bombeiro profissional civil ou bombeiro civil é uma profissão que na prática já vinha sendo exercida nas indústrias brasileiras, no serviço de proteção contra incêndio e prestação de socorros de urgência, mas somente no ano de 2009 que foi regulamentada e reconhecida como profissão.
Concomitantes ao reconhecimento da profissão vieram direitos e deveres que norteiam o exercício da atividade do bombeiro profissional civil e somente a partir do conhecimento da legislação específica referente à sua profissão, o bombeiro profissional civil saberá os limites e as implicações das suas ações para desempenhar sua atividade profissional.
Mesmo com a normalização federal sobre a profissão de bombeiro profissional civil, algumas lacunas existem, pois não houve ainda a regulamentação dessa lei, ficando os profissionais sujeitos a normas estaduais, que se diferenciam de acordo com o poder de polícia dos respectivos Corpos de Bombeiros dos Estados onde é exercida essa profissão ou até mesmo convenções coletivas em âmbito estadual.

Palavras-Chave: brigada de incêndio; corpo de bombeiros; incêndio.
1. INTRODUÇÃO

A brigada de incêndio de emergência se caracteriza por um grupo organizado de pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio, também é função desta brigada prestar os primeiros socorros dentro de uma área pré-estabelecida. A brigada de incêndio tem por objetivo auxiliar empresas, condomínios, prédios, órgãos públicos, escolas, etc. na prevenção e no combate contra incêndio, treinando pessoas como colaboradores para executarem uma ação rápida e correta de evacuação caso haja princípio de incêndio. É através de pessoas treinadas, que poderá evitar grandes perdas materiais, sociais e

Relacionados