Paper alcoolismo

Páginas: 12 (2781 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
DEPENDÊNCIA QUÍMICA: ÁLCOOL



Deisi Andrieli Lopes

Professora: Tatiana Miranda Baeumle

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Bacharelado em Serviço Social (SES 0046)

09/11/2012





RESUMO

A família tem um papel muito importante no desenvolvimento do caráter da criança e do adolescente e também tem papel fundamental para prevenir alguns vícios e comportamentos que seusfilhos venham a ter como, por exemplo, o vício nas drogas e no álcool que traz muitos malefícios ao ser humano, tendo consequências físicas e psíquicas tanto para o alcoólatra quanto para a sua família que nada mais é do que outra vítima desta doença incurável que é o alcoolismo, que além disso, pode consequentemente envolver a sociedade e as demais pessoas que convivem direta ou indiretamente como indivíduo usuário. Traremos o envolvimento do álcool com acidentes de trânsito e as estatísticas do município de Jaraguá do Sul.



Palavras-chave: Família. Vícios. Alcoólatra.



1-INTRODUÇÃO

A família é a base do ser humano, é o primeiro contato cultural com a sociedade e onde deveríamos aprender a enfrentar as dificuldades e adversidades da sociedade. Dentro de uma famíliapossivelmente são criados vínculos e todo o processo de crescimento e aprendizado passa de pais para filhos ou na sociedade com o presumível acompanhamento da família. Em todo o processo de evolução da criança é o exemplo dos pais que fará a diferença na formação de um bom caráter, e mesmo que conforme sua vida social for expandindo e as crianças passem a conviver em outros ambientes é no seio da família queos valores morais e padrões de conduta são adquiridos e isso se torna muito importante, pois quando esses valores não são adquiridos adequadamente durante a infância, poderão ter influências negativas na adolescência. Isso também pode ocorrer de forma inversa, em uma família que cuidou e amou seu filho e mesmo assim ele realizou um desvio do caminho presumido por sua família ao seu futuro.Assim, as famílias que mantém um forte laço afetivo são muito importantes também para a prevenção de comportamentos antissociais como a violência, roubo, prostituição, uso de substâncias psicoativas (drogas), entre outros.

Ao falarmos de substâncias psicoativas logo nos vem à lembrança de drogas como a maconha, cocaína, crack, e nem prestamos atenção na droga que mais está presente no dia adia, que é livremente consumida e permitida na sociedade e cada vez faz mais dependentes dela, o álcool.

Neste artigo, nos aprofundaremos do assunto alcoolismo trazendo as consequências que essa droga pode causar no usuário e toda sua família além dos acidentes de trânsito que podem ser causados pelo álcool.



2-DESENVOLVIMENTO

A presente pesquisa traz a outra versão social do álcool: adoença. Culturalmente o álcool é considerado um desinibidor social e um atrativo nas comemorações e festas. Segundo Rosa e Nassif (2003), o principal agente do álcool é o etanol e apesar do álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central podendo causar dependência e mudança no comportamento.Desta forma, Silveira (1980), diz que muitos que se tornaram alcoólatras eram bebedores sociais, ou seja, aqueles que bebem apenas em festas e reuniões com amigos, pois não há uma reunião social em que as bebidas alcoólicas não estejam presentes, tanto nas comemorações de grandes datas quanto nos dias ruins, o álcool se faz presente e muitas vezes são depois de alguns goles que acontecem grandestragédias. Mas qual de nós nunca experimentou? Pois que atire a primeira pedra, mas sábio aquele que soube experimentar e soube a hora certa de parar porque entendeu que só traz malefícios para a vida.

Muitos bebem apenas por medo de quebrar uma etiqueta social, pra não ser o “diferente” da turma que se divertem apenas sobre o uso do álcool.

Para Rosa e Nassif (2003), quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • O alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo
  • Alcoolismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!