Papelm da Matemática na formação humana

297 palavras 2 páginas
PAPEL DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO HUMANA
* A Matemática sofre o estigma de ser inacessível , desinteressante e inútil. Porém isto é reflexo das abordagens e condutas tradicionais, feitas em sala de aula.
* Um questionamento importante a se fazer é:
“ Professores, qual a importância dos conhecimentos matemáticos abordados com os alunos do Ensino Médio?” Essa questão deve ser analisada para nos auxiliar sobre a reflexão sobre a insuficiente relação entre os conhecimentos matemáticos e o cotidiano da maioria dos estudantes brasileiros. No entanto, devemos seguir as Diretrizes Nacionais Curriculares e o nosso Referencial Curricular , e ai muitas vezes não sabemos como adaptar o ensino da Matemática ao cotidiano e ao mesmo tempo seguir esses referenciais.
* Esses questionamentos devem se estender aos professores das demais áreas.

OS TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS
A Matemática desenvolve 4 tipos de pensamentos:
1°) Pensamento indutivo: é o que possibilita a criação matemática e desenvolve conjecturas na resolução de problemas e cálculos matemáticos.
2°) Pensamento lógico –dedutivo: importante na Álgebra,permite interpretações abstratas e observar a utilização determinadas regras, que podem ser simplesmente tomadas como verdade ou provadas anteriormente.
3°) Visão geométrica espacial: importante na geometria. As estruturas que permitem o uso de tal pensamento advêm da interação com os objetos e com os movimentos no espaço físico.
4°) Pensamento não-determinístico: característico da Estatística e da Probabilidade, em estudos de eventos que envolvem aleatoriedade.

Os tipos de pensamentos matemáticos devem ser considerados no desenvolvimento das aulas, para possibilitar que o aluno faça suas hipóteses e raciocine, e não simplesmente decore fórmulas e mecanismos de resolução. É importante proporcionar experiências que desenvolvam esses 4 pensamentos, através de aulas e atividades contextualizadas e enriquecedoras. Vale ressaltar que essa

Relacionados

  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas