PAPEL E CELULOSE: CONCEITOS, PRODUÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS.

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
PAPEL E CELULOSE: CONCEITOS, PRODUÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS.


Resumo: O objetivo desse trabalho foi fazer uma pesquisa com o tema “Papel e Celuose”, e produzir uma maquete referente ao tema. O setor de papel e celulose é um dos que mais vem crescendo no Brasil, sendo que esta em quarto lugar quando se fala em produção de papel. A celulose é um dos componentes principais das células vegetaisda onde é extraída, outros componentes encontrados são a hemicelulose, polissacarídeo e lignina, fazem parte da composição química que confere firmeza e rigidez ao conjunto de fibras de celulose.Como qualquer outra empresa, a de papel e celulose também não é 100% ecologicamente correta, pois seria impossível fazer qualquer tipo de produção sem que emitisse algum tipo de poluição ambiental. Sendoassim as empresa de papel e celulose possui vários meios de poluições quando é feito os produtos para consumo.
Palavra chave: Papel, celulose, produção.

Abstrac: The aim of this work was to do a search on the theme "Role and Celuose", and produce a model for the theme. The pulp and paper industry is one of the fastest growing in Brazil, and this fourth when it comes to paper production.Cellulose is a major component of plant cell where it is extracted, other components are found hemicellulose, lignin and polysaccharide, are part of the chemical composition which gives strength and rigidity to the set of fibers celulose.Como any other company, the pulp and paper is not 100% environmentally friendly, because it would be impossible to do any kind of production without to issue some kindof environmental pollution. Thus the pulp and paper company has various means of pollution when it is made consumer products.
Keyword: Paper, pulp production.


INTRODUÇÃO
Durante séculos, os materiais utilizados para escritas eram pedras, madeiras, papiro e pergaminho, etc. Porém em meados do século XIX a madeira passou a ser a principal matéria prima para fabricação de papel, porém, a partirdos anos 60 a espécies de eucalipto se tornou a principal fonte de fibra para fabricação do papel. Toda ou qualquer arvore pode ser utilizada para produção de celulose, entretanto cada espécie produz fibras de celulose especifica.
Os pinheiros e o abeto das florestas de coníferas que se encontra em zonas temperadas e frias, foram as primeiras espécies de árvores usadas para produção do papel emescala industrial. A pasta de celulose que é derivada do eucalipto apareceu pela primeira vez na década de 60 sendo considerada ainda uma novidade até o inicio de 70. O eucalipto além de ser um bom derivado de celulose ela é a que tem menos tempo de crescimento, somente sete anos. Após a invenção do papel o mundo evoluiu bastante, e a partir do século XX, as práticas de manejos florestais foramtidas como uma maior importância.
O setor de celulose e papel é um dos setores que mais vem crescendo no Brasil e no mundo. O Brasil é o maior produtor de celulose de fibra curta, o 4º maior de celulose e o 12º produtor de papel do mundo, tendo um crescimento anual da produção de celulose no Brasil esta aproximadamente em torno de 7,5% e de papel 5,8% (MELO, et all, 2011).
Segundo GROSSI (2002),citado por Melo (2011), aproximadamente 91% das pastas celulósicas produzidas são pelos processos químicos e semiquímicos alcalinos. Destes o processo Kraft ocupa lugar de destaque com cerca de 80% do total de pasta celulósica produzida no Brasil.
O objetivo desse trabalho foi fazer pesquisas referentes ao tema “Papel e Celulose” e fazer a fabricação de uma maquete com esse mesmo assunto.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Processo de obtenção da celulose
A celulose é um dos componentes principais das células vegetais da onde é extraída, outros componentes encontrados são a hemicelulose, polissacarídeo e lignina, fazem parte da composição química que confere firmeza e rigidez ao conjunto de fibras de celulose. Para a preparação da pasta celulósica consiste no processo da separação das fibras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impacto ambiental produção de celulose
  • Impactos ambiente da produção de papel e celulose
  • Impactos do papel e celulose
  • Produçao de papel e extraçao da celulose
  • Técnico Produção papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • Produção de papel e celulose
  • Produção de papel e celulose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!