Papel Kraft

Páginas: 9 (2182 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
TRABALHO
DE
PRODUÇÃO
GRÁFICA





PAPEL KRAFT




HISTÓRIA

Antes da criação do papel, o homem se expressava de maneiras curiosas. Os registros mais remotos datam da pré-história, quando desenhos eram entalhados com pedras afiadas nas paredes das cavernas. Com o tempo, os povos foram aprimorando suas técnicas de expressão.

Na Índia, utilizavam folhasde palmeiras, e os povos esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca para registrarem suas vivências. Na China, produziam-se livros a partir de conchas e cascos de tartaruga e, posteriormente, a partir de bambu e seda.

Os materiais que mais se aproximaram do papel como conhecemos hoje foram o pergaminho e o papiro, palavra que provém do latim “papyrus", para designar um vegetal dafamília Cepareas (Cyperua papyrus), e que quer dizer papel. O pergaminho era produzido a partir de pele de animal, muito mais resistente do que o papiro, e por isso, tinha um custo muito mais elevado.

O papiro era utilizado pelos egípcios 2.400 anos antes de Cristo. Seu uso permitiu que milhares de documentos se mantivessem preservados ao longo da história.

Mas, a primazia da fabricação dopapel como conhecemos hoje, é dos chineses, que por volta do século VI a.C., começaram a produzir um papel de seda branco para pintura e escrita.

Historiadores atribuem a T'sai Lun, um oficial da Corte Imperial Chinesa (150 d.C.), a precedência da origem do papel. A técnica de fabricação foi mantida em segredo durante quase 600 anos. Há indícios de que a partir do ano 751 d.C. - quando árabesaprisionaram chineses conhecedores dessa arte e que trocaram seu saber técnico pela liberdade -, iniciou-se a difusão do conhecimento sobre a produção do papel artesanal.

Do ano 1.000 d. C. até cerca de 1.830 d. C. , o insumo básico para confecção de papel eram trapos velhos, mas o costume foi banido no séc. XVII, por se acreditar que favorecia a propagação da peste bubônica.

REVOLUÇÃO INDUSTRIALNo fim do século XVIII, a revolução industrial aumentou a demanda por papel, criando um mercado com grande poder de consumo. No princípio do século XIX, a indústria do papel ganhou forte impulso com a invenção das máquinas de produção contínua e do uso de pastas de madeira que propiciaram o surgimento e fortalecimento do mercado de livros, jornais e outros tipos de produtos de consumo. Em 1860d. C. foi desenvolvido o papel couché e surgiram na Finlândia, as primeiras leis sobre práticas de silvicultura.

Durante boa parte de sua história, o papel foi fabricado à mão. Em meados do século XVII, os holandeses começaram a aplicar a força hidráulica para mover grandes pedras que, movidas umas contra as outras, melhor preparavam as fibras para a produção de papel. Chamados de “holandesas”,esses moinhos são utilizados até hoje.

A primeira máquina para fazer papel foi inventada na França por Nicholas-Louis Robert em 1799. Pouco tempo depois, os irmãos Fourdrinier apresentaram o método de produção contínua de papel, aperfeiçoado na Inglaterra.

A tecnologia foi aprimorada ao longo do tempo. Na segunda metade do século XIX, quando a madeira substituiu trapos na produção de papel,as máquinas “Fourdrinier” ganharam mudanças importantes.

Os avanços na composição química do papel transformaram a sua fabricação, que ganhou escala industrial. As máquinas se modernizaram e atingiram alto grau de automação e produtividade.

NO BRASIL
No Brasil, o papel começou a ser fabricado em 1809, no Rio de Janeiro. E chegou a São Paulo com o desenvolvimento industrial proporcionadopela vinda de imigrantes europeus para trabalhar na cultura do café. Em sua bagagem, eles trouxeram conhecimento sobre o processo de produção de papel.

Hoje,  vários Estados brasileiros produzem diferentes tipos de papel: papelcartão, de embalagens, de imprimir e escrever, de imprensa e para fins sanitários, além dos especiais.
Segundo dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tijolo de Papel Kraft
  • Tijolo de Papel Kraft
  • Vantagens Comparativas e exportação de Papel Kraft
  • Kraft
  • Propriedades do papel de eucalyptus spp. obtido com aditivos pelo processo kraft
  • OS KRAFT
  • Tese kraft
  • polpaçao kraft

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!