Papel do Marketing na MPE - Case Biscoito Globo

1086 palavras 5 páginas
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - AVM

Curso: MBA em Gestão de Excelência com Utilização de Critérios da FNQ
Turma: Julho/2013
Disciplina: Gestão de Marketing
Professora: Conceição Rejane Miranda da Cruz
Aluno: Marcus Vinícius Godinho de Oliveira
Atividade 3 – Trabalho Final
Enunciado: Trabalho? MBA? Gestão de marketing? Elaborem um artigo, entre uma e duas laudas, sobre o papel do marketing nas pequenas empresas. Pesquisem sobre o tema e escolham um case de sucesso de uma pequena empresa brasileira para fazer seus comentários, citando as ferramentas utilizadas, formas de mensuração de resultados, problemas e soluções encontrados. Procurem avaliar, portanto, o antes, durante e o depois do case analisado.

Por ser uma das ferramentas mais importantes dentro do processo de gestão, o marketing tem ganhado ainda mais reconhecimento na questão do seu papel e influência dentro das pequenas empresas, principalmente em um cenário como o brasileiro. Isto porque há uma previsão de ampliação significativa do número de vagas relativas a este setor da economia.
Especificamente para as pequenas empresas estes números podem significar um alerta para que se preparem adequadamente ao panorama estrutural que está a se formar, inclusive com a incorporação do marketing para um posicionamento adequado das mesmas em termos de marca e praças de atuação. E a se considerar marketing dentro do conceito de Kotler de um "processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros", ele poderá ser de grande valia para que empresas de menor porte possam ser também criadas e administradas acerca de demandas de consumo e distribuição mais direcionadas.

Um produto que jamais mudou de embalagem, nunca fez um anúncio publicitário, tem apenas um ponto de distribuição e nenhum local de venda definido está fadado ao fracasso, diria qualquer profissional de marketing. Mas é seguindo essa receita

Relacionados

  • cafe palestra
    54914 palavras | 220 páginas
  • turismo de base comunitária
    176244 palavras | 705 páginas
  • Introdu o Pesquisa Operacional Hil hellip
    460554 palavras | 1843 páginas