Papel do estado na industrialização da economia

Páginas: 12 (2990 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
Universidade Agostinho Neto
Faculdade de Direito
Centro de Pesquisas em Politicas Públicas e Governação Local

TEMA: Papel do Estado na Industrialização da Economia

Autor:
João de Jesus Ventura

PAPEL DO ESTADO NA INDUSTRIALIZAÇÃO DA ECONOMIA

João de Jesus Ventura
RESUMO
Um País industrializado é aquele que tem na indústria uma parte importante do seu Produto Interno Bruto (PIB) e umbom grau de autonomia em relação às indústrias estrangeiras.
O presente artigo faz uma abordagem sobre o papel do estado na industrialização da economia e traz como exemplo os ultimos acontecimentos vividos na economia Angolana no que toca ao processo da sua industrialização, com a criação da Zona economica Especial (ZEE) em Luanda/Bengo e a promoção de polos industriais em diversas Provincias, comdestaque para as do centro/Sul, do País.
A revolução historica deste fenómeno é aqui resumida como forma de enquadrar os aspectos incontornaveis do seu desenvolvimento e as consequencias a ter-se em atenção quando revolucionada a margem do interesse publico privada.
Da busca e avaliação realizada sobre trabalhos com o mesmo tema, permitiu-nos reforçar a ideia de que, uma boa estratégia deinduistrialização de uma economia não tem sustentação sem o envolvimento do Estado como orgão orientador e regulador de interesses da grande maioria na sociedade, embora reconheça a necessidade de proteger os interesses privados.
Uma atenção especial vai para a visão critica da estratégia do Executivo angolano em relação aos possiveis desiquilibrios que possam estar a acentuar-se no processo dedesenvolvimento da região norte do País relativamente a região sul. A historia das civilizações Bantus, com foco para o reino do Congo, é aqui despertada para a importancia que deverá ter as prioridades da estratégia angolana face ao possivel conflito socio económico que possa surgir, resultante da fraca iniciativa de criação de polos industriais na região norte.
Contudo, centramo-nos nos aspectospositivos do fenomeno “Industrialização da economia” destacando o papel do Estado na industrialização da economia, o tema deste artigo.

Palavra-chave: o Estado e a industrialização da economia

1. INTRODUÇÃO

O fenómeno da industrialização é uma etapa obrigatória para qualquer sociedade que pretende trilhar os caminhos do desenvolvimento da sua economia. A industrialização é um processo demodernização dos meios de produção, reforçada do aumento tecnológico e desenvolvimento da economia.
A permanente busca de melhores condições técnicas para aumentar a produtividade e melhorar a sua qualidade demarcou os avanços da industrialização das economias, rumo ao seu desenvolvimento.
Historicamente, três grandes momentos marcam a industrialização das economias no mundo e o seudesenvolvimento:
A chamada primeira revolução industrial, no século XVIII, sendo a Inglaterra o país pioneiro na industrialização efectiva, por via dos polos criados para o efeito, que serviu de base do seu desenvolvimento econômico, reforçado de uma política de concentração de famílias para áreas que se urbanizavam através da produção industrial. Esta estratégia, denominada de “O Moinho Satânico” por KarlPolanyi, deu lugar a alguma desarticulação social, promoveu o surgimento da economia de mercado e consequentemente o estabelecimento do capitalismo como sistema. Denota-se no sistema uma visão completamente diferente na relação socio económica dentro da sociedade, ou seja, a lógica de lucro (produzir mais riqueza e lucro), faz com que as relações sociais passem a fazer parte da economia, e não ocontrário.
Assim, a Inglaterra é o grande símbolo da primeira revolução industrial, período caracterizado pela invenção da máquina a vapor, com aumento da produtividade, maior exploração do trabalho e o estabelecimento do sistema capitalista na economia.
A segunda revolução industrial dá-se com a expansão do grupo de países detentores de tecnologias e produções industriais. Esta fase é caracterizada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA
  • O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA
  • a mudança do papel do estado na economia
  • O papel do estado na economia
  • O papel do estado na economia
  • O papel de intervenção do estado na economia
  • 29321 O Papel Do Estado Na Economia
  • papel do estado na economia de Mocambique

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!