papel do estado na economia de Mocambique

Páginas: 37 (9194 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Taxa de inflação em Moçambique foi de 3,54% em 2013
2014/01/13   Notícias
A taxa de inflação em Moçambique situou-se em 3,54% em 2013, medida pelo índice de preços no consumidor em Maputo, Beira e Nampula, as três principais cidades, anunciou recentemente em Maputo o Instituto Nacional de Estatística.
Esta taxa é substancialmente inferior à meta de 7% inscrita no cenário macroeconómicoincluído no Orçamento de Estado para 2013.
Em termos homólogos, o aumento dos preços conheceu o seu valor mais elevado no início de 2013, com 1,35%, caindo gradualmente até 0,25% em Abril, mês a partir do qual a economia iniciou um processo de deflação ligeira.
No último trimestre do ano os preços voltaram a subir, com aumentos de 0,24% em Setembro e em Outubro, de 0,69% em Novembro e de 0,57% emDezembro. (macauhub)


Banco de Moçambique interveio no mercado para controlar inflação e taxa de câmbio
2010/12/21   Notícias
Maputo, Moçambique, 17 Dez – Fortes intervenções do banco central ajudaram a manter a inflação e taxa de câmbio sob controlo, afirmou na passada sexta-feira em Maputo o governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.
Citado pela imprensa moçambicana, Gove admitiu queno início de 2010 o aumento da inflação foi muito maior do que o esperado, devido às chuvas, que prejudicaram o abastecimento interno de produtos vegetais, e ao facto de o governo ter abandonado o controlo de preços de alguns produtos, caso dos combustíveis, cujos preços aumentaram em Março, Abril e Maio.
Por seu turno, a volatilidade na taxa de câmbio da moeda moçambicana, o metical, iniciou-seem finais de Outubro de 2009, tendo-se agravado significativamente em Março/Abril de 2010, devido à demora dos doares em desembolsarem os fundos prometidos e ao aumento da procura por moeda estrangeira para pagar as importações, nomeadamente de combustíveis.
De acordo com o governador, o banco central teve como resposta o aumento da taxa básica de desconto em 400 pontos base para 15,5 por cento epelo aumento das vendas de moeda estrangeira no mercado monetário inter-bancário.
“Estas medidas parecem ter dado resultado pois se a inflação de Janeiro a Agosto ascendeu a 17,08 por cento, no final de Novembro já se encontrava em 15,06 por cento”, disse o governador do Banco de Moçambique.
No que se refere à taxa de câmbio, que na banca comercial atingiu quase 40 meticais por cada dólar, emmeados de Dezembro corrente tinha regressado aos 35 meticais por dólar. (macauhub)


Inflação em Moçambique sob controlo e banco central baixa taxa de juro básica
2007/06/12   Notícias
Maputo, Moçambique, 12 Jun – A inflação em Moçambique parece estar sob controlo mas as taxas de juros cobradas pelos bancos comerciais permanecem exorbitantes e mais elevadas do que no ano passado, afirmousegunda-feira em Maputo Waldemar de Sousa, do Banco de Moçambique
Sousa, porta-voz do Conselho de Administração, disse que a inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor em Maputo, situava-se em 4 por cento no final de Maio contra uma previsão governamental de 6 por cento para todo o ano.
O porta-voz do banco central afirmou que tal objectivo é passível de ser atingido.
Mas não obstante ainflação baixa, Waldemar de Sousa disse que os bancos continuam a praticar taxas de juro exorbitantes, tendo precisado que o juro médio num empréstimo a 365 dias era em Abril de 23,84 por cento.
Sousa anunciou que a partir de segunda-feira a taxa de juro básica do banco central seria reduzida em dois pontos percentuais para 15,5 por cento, “na esperança de que tal medida encoraje a banca comerciala reduzir as suas taxas de juro”.
Waldemar de Sousa informou que a moeda moçambicana, o metical, tem estado estável e que ao longo dos últimos seis meses tem mantido a sua paridade à volta de 25,8 meticais em relação ao dólar.
Por seu turno, a balança comercial de Moçambique registou uma melhoria com o aumento das exportações de 5,6 por cento no primeiro trimestre de 2007 quando comparado com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA
  • O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA
  • a mudança do papel do estado na economia
  • O papel do estado na economia
  • O papel do estado na economia
  • O papel de intervenção do estado na economia
  • 29321 O Papel Do Estado Na Economia
  • Papel do estado na economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!