Papel do enfermeiro

Páginas: 10 (2322 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

O PAPEL DO ENFERMEIRO EM UMA ESTRTÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA1
SOUZA, Daiane Fagundes de2; SCHIMITH, Maria Denise2; SEGABINAZI, Aline Dalcin3; ALVES, Camila Neumaier2; WILHELM, Laís Antunes2; SILVA, Silvana Cruz da2 STUMM, Karine Eliel2; RESSEL, Lúcia Beatriz2
1 Relato de experiência
²Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria,RS, Brasil.
3 Estratégia de Saúde da Família - Prefeitura Municipal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
Email: daiafsouza@hotmail.com
RESUMO
Apresenta-se o relato de experiência de uma acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, durante a realização do Programa de Formação Complementar em Enfermagem (Profcen), em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF).Esta vivência objetivou a aquisição de novas experiências na área da saúde coletiva, o reconhecimento do serviço e o acompanhamento das atividades inerentes ao enfermeiro. O mesmo ocorreu durante o mês de julho, no ano de 2012. Assim, foi possível observar as diversas possibilidades inerentes à profissão, além de conhecer o papel do profissional, este imbricado em apoiar e supervisionar o trabalhodos agentes comunitários de saúde, assistir às pessoas que necessitam de cuidados, organizar o cotidiano da unidade, planejar ações e executar atividades de promoção da saúde junto à comunidade. Enaltece assim a importância de integrar a academia com a realidade vivenciada pela enfermagem, de forma a contribuir para o aprendizado dos futuros profissionais.
Palavras-chave: Enfermagem; Saúde daFamília; Saúde coletiva.
1. INTRODUÇÃO

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma proposta do Ministério da Saúde para a reorientação do modelo assistencial, a partir da organização da atenção básica, apostando no estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre profissionais de saúde e a população (BRASIL, 1997).
A família é o objeto principalde atenção, entendida a partir do lugar de onde vive. Mais que uma delimitação geográfica, é nesse espaço que se constroem as relações intra e extrafamiliares e onde se desenvolve a luta pela melhoria das condições de vida, permitindo ainda uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e, portanto, da necessidade de intervenções de maior impacto e significação social (BRASIL, 1997).
O papeldo enfermeiro em uma Unidade de Saúde da Família (USF) se desenvolve para apoiar e supervisionar o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS), assistir às 2

pessoas que necessitam de cuidados, organizar o cotidiano da USF, planejar ações e executar atividades juntamente à comunidade.
Além disso, tem como atribuições a execução de ações na assistência básica de vigilânciaepidemiológica e sanitária nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso; desenvolver ações para capacitação dos ACS e técnicos de enfermagem; oportunizar os contatos com indivíduos sadios ou doentes, visando promover a saúde e abordar os aspectos de educação sanitária; promover a qualidade de vida e contribuir para que o meio ambiente torne-se mais saudável (BRASIL, 1997).Considerando os aspectos citados, surgiu o interesse em aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, na intenção de ampliar a visão sobre o exercício de enfermagem na saúde coletiva, com a busca por novas experiências.
Dessa maneira, os locais de aulas práticas do 3º semestre de Enfermagem, na disciplina Saúde Coletiva IIIda UFSM, permitiram colocar a teoria apreendida em sala de aula em prática, perceber a importância da criação de vínculo, de promover a saúde, prevenir agravos, trabalhar na redução de danos e na manutenção da saúde da comunidade atendida pelos enfermeiros, instigou a procura por realizar essa vivência em uma USF.
Entende-se que este tipo de atividade faz parte de uma etapa importante para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do enfermeiro
  • Papel do enfermeiro ...
  • O papel do enfermeiro
  • Papel do enfermeiro
  • papel do enfermeiro
  • Papel do enfermeiro
  • papel do enfermeiro
  • O PAPEL DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO HOMEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!