Papel do contabilista na implantação e gestão dos sistemas ERP

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013




O PAPEL DO CONTABILISTA NA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS E.R.P ( Enterprise Resource Planning )



São Paulo
2013

1 - O papel do Contabilista na implantação e gestão dos sistemas E.R.P.


O Contabilista precisa estar atualizado com este movimento globalizado em que se encontra atualmente, tudo estainformatizado, a tecnologia da informação tem avançado gerando assim uma maior exigência por parte do contabilista que almeja continuar no mercado. As maneiras habituais dos profissionais de propiciar informações aos seus gestores, têm se tornado cada vez mais insuficientes para as necessidades de tomada de decisão. Desempenho, profissionalismo, transparência em informações e planejamento são, entreoutros, alguns conceitos gerenciais utilizados atualmente pelas organizações para atingirem os seus objetivos.
Para o sucesso dessas organizações se faz necessário que a Contabilidade, como um instrumento valioso de informações para a tomada de decisões, passe a administrar a sua base informatizada e aproveitar as oportunidades de diferenciação que as novas tecnologias de informaçãooferecem. Para um maior sucesso entre as organizações é necessário adotar uma nova postura com a busca da informação e do conhecimento para uma gestão eficaz, através dos profissionais da Contabilidade, a qual desenvolvida de forma integrada e adequada às necessidades das organizações permite uma maior flexibilidade, eficiência, agilidade e segurança aos gestores, que passam a avaliar melhor asdiversas decisões a serem tomadas e o impacto delas decorrentes,pois Contabilidade e tecnologia de informação andam juntas.
O Contabilista precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais para as decisões nas organizações, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e o futuro, podem ser compreendidos como a maior influencia para o sucesso da entidade.O papel do profissional de Contabilidade tem crescido em relação ao passado, pois o que era apenas conhecido como um simples guarda-livros, hoje tem assumido um grande papel, e além dos conhecimentos tradicionais, necessário se faz que conheçam e adquiram outras competências que são de grande importância para a sobrevivência das organizações empresariais. E principalmente o conhecimentoem sistemas de informações e suas aplicações, os contabilistas devem estar em parceria com a era informação.
O contabilista é uma figura de muita importância na implantação de sistemas ERP, ele que valida todas as informações tanto consolidadas como analíticas que são geradas por este sistema adequando-o corretamente ao negócio. É ele quem certifica que os softwares para que forneçamas ferramentas para toda a extensão gerencial, contábil e fiscal da entidade, estabelece regras e procedimentos de auditoria que garante na integra a veracidade das operações e dos dados.




2 - Porque o Contabilista Deve Participar Ativamente no Projeto de Implementação de Um Sistema Integrado

É necessário que todas as áreas da empresa estejam representadas no projeto de implantação doE.R.Ps, sendo assim indispensável à participação do contabilista nessa equipe. Alguns fatores a seguir demonstrados justificam a participação deste profissional no processo de mudança organizacional:

A atividade contábil possui estreito relacionamento com todas as áreas nas quais ocorrem decisões que afetam o patrimônio e os resultados da empresa, e o contabilista é um profissional que precisadeter a visão integrada dos negócios e das atividades. Este relacionamento pode ser demonstrado pelo fato de que os aspectos contábeis, fiscais e de controle interno inerentes às diversas atividades realizadas na empresa devem ser reconhecidos e considerados na origem das transações;

Existem aspectos de natureza fiscal e tributária relativos às transações de compras e vendas, que precisam ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia para a Implantação de um Sistema Integrado de Gestão (ERP)
  • OBJETIVOS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP
  • IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA ERP
  • Implantação de Sistemas ERP
  • Implantação de sistema ERP
  • A necessidade de implantação de um sistema ERP se dá
  • Implantação do sistema erp
  • Implantação de um sistema erp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!