PAPEL DA ÉTICA NO MUNDO CONTEMPORÂNE

582 palavras 3 páginas
A ética no mundo contemporâneo tem como papel suprir as necessidades da sociedade, tais como: respeito, bondade, deveres, direitos, enfim, uma série de obrigações que mostramos no nosso dia a dia. Isso tudo se dá pelo fato da sociedade contemporânea valorizar comportamentos que praticamente excluem qualquer possibilidade de cultivo de relações éticas.
Ética do respeito universal e igualitário fala sobre a ideia de um ser humano bom; e o reconhecimento do outro como sujeito de direitos iguais, implicando em obrigação, e que correspondem a direitos, que são negativos (políticos e civis) e positivos (sociais e econômicos).
É importante lembrar das principais correntes da Ética Contemporânea; as quais são: o Existencialismo, o Pragmatismo, a Psicanálise, o Marxismo, o Neopositivismo e a Filosofia Analítica.
No Existencialismo, Kierkegaard e Sartre representam seus principais teóricos. Para ambos, o que vale é o homem concreto, o indivíduo como tal. Ao racionalismo é contraposto um irracionalismo absoluto e um individualismo radical. O que diferencia Sartre de Kierkegaard é a crença em Deus, pois para Sartre Deus não existe, e o homem é plenamente livre sem qualquer vinculação com um criador.
O pragmatismo nasce e se difunde essencialmente nos Estados Unidos, estreitamente ligado ao desenvolvimento técnico e científico e do espírito de empresa. O pragmatismo se caracteriza pela sua identificação da verdade com o útil, no sentido daquilo que melhor ajuda a viver e a conviver. Para esta corrente, eticamente quando se diz que algo é bom, significa que leva eficazmente à obtenção de um fim, que leva ao êxito. Deste modo torna-se essencialmente egoísta.
A Psicanálise deu sua contribuição ética por afirmar que existe uma zona da personalidade da qual o sujeito não tem consciência (inconsciência). Isto faria com que certos comportamentos e atitudes recebessem uma outra explicação e, portanto, uma nova conceituação ética.
No Marxismo, a visão do Homem é de ser

Relacionados