papaína

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013


















COBERTURA DE CURATIVOS:
Papaína e AGE




















Rio de Janeiro
2013

PAPAÍNA:


Composição:

Enzimas proteolíticas e peroxidares: Papaína, quimiopapaina A e B e Papayapeptidase.

Definição:

Enzima proteolítica, de origem vegetal extraída da Carica papaya, é, após o seu preparo, um pó de cor leitosa, comodor forte e característico. É solúvel em água e glicerol, mas praticamente insolúvel no álcool, éter e clorofórmio; é inativada ao reagir com reagentes oxidantes como o ferro, oxigênio, derivados do iodo, água oxigenada e nitrato de prata. Por ser uma enzima de fácil deterioração, deve ser mantida em lugar fresco, seco, ventilado e protegido. É armazenado em geladeira para maior segurança damanutenção de sua estabilidade.
Estudos afirmam que a papaína não danifica os tecidos íntegros, em virtude da ação da antiprotease plasmática, a 1-anti-tripsina, que impede a ação das proteases nos tecidos saudáveis, não interferindo na integridade do tecido viável.
A enzima possui amplo espectro de especificidade, os peptídeos, amidas, ésteres e tioésteres são todos susceptíveis parahidrólise catalítica da papaína.
A determinação da concentração de papaína depende das características da lesão, ou seja, feridas com tecido de granulação podem variar de 1% a 4%, com exsudato purulento e / ou infecções entre 4% a 6%, e a 10% para tecidos com necrose e pode ser utilizada durante todas as fases da cicatrização, variando apenas sua concentração.

Forma de apresentação:No tratamento de feridas, a papaína pode ser administrada em diferentes formas farmacêuticas: pó, creme, gel e in natura. Como pó varia do branco ao bege amarelado, com odor característico, solúvel em água e glicerol e praticamente insolúvel em álcool e éter; Gel, esta forma farmacêutica da papaína apresenta vantagens no tratamento de feridas, uma vez que mantém o ambiente úmido da ferida,condição primordial para o processo de cicatrização. Além disso, pode ser facilmente aplicada e delimitada na lesão, bem como pode ser removida facilmente por meio de lavagem com solução fisiológica; Creme e soluções nas concentrações de 2 a 5%. Na forma in natura usa-se a cascas de mamão para acelerar a cicatrização de feridas.
Observações: diluições: 10% para necrose, 4 a 6% para exsudatopurulento e 2% para uso em tecido de granulação.

Mecanismo de ação, uso tópico:

Desbridante (enzimático) não traumática, anti-inflamatória, bactericida, estimula a força tensil das cicatrizes, pH ótimo de 3 – 12, atua apenas em tecidos lesados, devido a anti-protease plasmática (alfa anti-tripsina), por fazer proteólise, proporcionar rápida remoção não traumática do material proteiconão desejável nas lesões, sem, contudo, oferecer riscos para o paciente, Promove o crescimento tecidual e diminui a formação de queloide. A enzima possui amplo espectro de especificidade, os peptídeos, amidas, ésteres e tioésteres são todos susceptíveis para hidrólise catalítica da papaína.
  Há vários anos tem sido comercializada na forma de líquido, gel ou pó industrializado parafacilitar o uso. Estudos tem demonstrado que a combinação com uréia é duas vezes mais eficaz que a papaína pura.

Armazenamento:

Por se tratar de enzima de fácil deterioração, deve ser mantida em lugar fresco, seco e protegida da luz. O recipiente para o armazenamento da papaína deve ser opaco, bem fechado e protegido da luz e da umidade, pode ser inativada ao reagir com agentesoxidantes como ferro, oxigênio, derivados de iodo, água oxigenada, nitrato de prata.
A solução de papaína armazenada a 5ºC na geladeira é mais estável, do que armazenada em temperatura ambiente a 22ºC, pois apresenta diminuição em 50% da atividade proteolítica no período de 8 a 10 horas.

Indicação:

Uso Tópico, Como debridante de tecido necrosado e liquefação de material...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • colagenase papaina
  • Ação das enzimas bromelina e papaina
  • o uso medicinal da bromelina e da papaina
  • Tratamento de Feridas com Papaína
  • Atuação da Papaína e bromelina
  • VERIFICAÇÃO DO EFEITO TENDERIZADOR DAS ENZIMAS PAPAÍNA E BROMELINA NA CARNE
  • USO E EFEITO DA PAPAINA NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!