PAP- estudo comparativo da legislação micro e minigeração brasil portugal

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 2 de julho de 2014



Execução de Projeto de alimentação às infraestruturas elétricas e equipamentos de radiodifusão na Rádio Comunitária Tlachá de Neves, alimentada por sistema autónomo fotovoltaico


















Micro e Minigeração em Portugal e Brasil - Legislação - Estudo Comparativo e Resumos de Pontos Fortes e Fracos.


Agradecimento

Desde já agradeço a Deus, por me terconcedido essa grande oportunidade, de poder acabar meus estudos, adquirindo conhecimentos para o meu futuro, pois sem a sua vontade nada disto seria capaz. Em segundo lugar, quero agradecer à Escola Profissional de Moura por me ter recebido tão bem ao longo da minha formação académica (Direcção, Professores, Auxiliares) sem palavras para expressar tudo aquilo que fizeram por mim, minha família (mãe)quero deixar uma mensagem, agradecendo por terem acreditado em mim desde do princípio, se isso foi possível, foram vocês que me fortaleceram desde do início.
Ao longo desde curso, passaram na minha vida pessoas que me deixaram marcas eternas que jamais cairão no esquecimento, quero deixar em especial um grande abraço aos professores Pedro Moreira, Sérgio Morais, Luís Pacheco, Alexandre Meca, ClaraPunilhas, Alice Félix, Elsa Pereira, Natalina, Ana Dimas, Teresa Santos, Sandra Rodrigues, João Félix, aos demais, Fátima Peças, Sílvia Caldeira, Carmo Gomes, Mário Gomes, toda família Comoiprel deixo aqui um grande abraço.
Mais uma vez não encontro palavras para expressar tudo aquilo que foi feito pela minha pessoa. Doutora Antónia Baião, Isabel Bicho, que Deus as abençoe e lhe dê muitos anos,para que possam fazer parte desta Escola fantástica, da qual fazem parte.


Índice


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como base aprofundar alguns conhecimentos obtidos durante todo o curso Técnico de Energias Renováveis/Sistema Solares, focando todo o trabalho nas legislações de Micro e Minigeração em Portugal e Brasil e percorrendo cronologicamente toda a sua evolução. Pretende-se extrairalguns comparativos se executar resumos de pontos fortes e fracos em ambas as legislações, reunindo alguns conhecimentos que se poderão revelar como uma ferramenta de alta importância para futuros e possíveis investidores nestes países. A escolha do tema deste trabalho, resulta ainda do principal facto de o seu autor ter nascido no Brasil, extraindo um resultado extremamente útil para futuro ainvestidores da área, contribuindo de alguma forma para algum desenvolvimento do próprio País. Considera-se muito importante que o Brasil aumente as suas saídas profissionais nesta área, pois neste momento existe alguma carência de técnicos qualificados. Considerando ainda que esta área poderá ser um grande motor económico do país, resultando num contributo favorável para o crescimento do PIB.
Algumasempresas de várias partes do mundo procuram estabelecer parcerias e protocolos com empresas no Brasil, sendo uma boa solução para ambas as partes, resultando, por um lado num contributo para combater a crise europeia, por outro lado na transferência de conhecimentos já adquirido deste lado do atlântico. Assim sendo, o resultado deste trabalho poderá ser uma importante ferramenta para essasempresas, abrindo muitos caminhos, e resumindo pontos fortes e fracos na legislação de cada um dos mercados.
Este estudo comparativo aprofundado, vem de uma forma simplificada realçar todos os pontos fortes e fracos nas legislações portuguesa e brasileira, relativamente a mini e microgerações, (produção de energia, extraída de fontes endógenas) verificando-se ainda muitas falhas ou melhorias a realizarno sistema. Serão percorridas todas as fases da evolução das legislações nos dois países e resumida cada uma das publicações, extraindo toda a informação necessária para o normal desenvolvimento e arranque de futuros projectos de cooperação entre países.
Sabemos que a maioria da energia consumida pela população mundial, é extraída de fonte poluente derivada do petróleo e minérios, como tal, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo comparativo da balança comercial brasil-portugal
  • Estudo comparativo de Ginastica laboral e micro pausas
  • ESTUDO COMPARATIVO DOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL E NA ÍNDIA
  • Energia Solar – Estudo comparativo entre Brasil e Alemanha
  • Estudo de pap
  • O desporto em portugal. estudo comparativo dasactividades realiazadas em 1910 e 1911
  • Um Estudo Comparativo sobre as micro e pequenas empresas do Nordeste Brasileiro
  • Estudo comparativo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!