Pantanal não tem igual

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
LER O MUNDO. É essa a forma com que Paulo Freire descreve seu pensamento. “Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade(transformá-la)”.
Dessa forma que penso em se trabalhar os projetos com os alunos, trazer temas aos quais eles possam sair do concreto para o abstrato, para fazer com queeles participem daquilo que estão pesquisando, estudando. De acordo com o autor supra-citado, o professor não pode ser apenas um transmissor de informações e o aluno umreceptor. Ele deve levar o aluno a produzir, a criar seus conhecimentos, para que possam despertar o seu censo crítico, levando-os a crer que devem conhecer os conteúdos não comoverdade absoluta, mas algo que vai sendo criado e aperfeiçoado ao longo dos anos.
O trabalho com projetos nos leva a refletir sobre nossa metologia, pois, ferramentas como: quadro edo giz, não atraí mais os alunos e as tecnologias estão a nosso favor, porém se não forem utilizadas de forma adequada também deixa de ter função.
O projeto nos mostra umaforma onde os educandos participam efetivamente com suas idéias, seu trabalho efetivo. Nesse contexto o professor passa a ser o mediador, orientador dessa prática.

Sendo assim,um dos principais meios de comunicação da sociedade contemporânea, a internet, vem contribuindo de forma primordial para que seus usuários produzam textos. Esse instrumento podeser utilizado pelo professor para trabalhar a interação entre a tecnologia e o uso da língua. Conforme Valente (1993, p. 8): "(...) o computador não é mais o instrumento queensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador."
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vendedores não são iguais
  • Ética e Moral. Parecidas, mas não iguais.
  • Eu não sou igual, sou desigual – Grande Sertão: Veredas na perspectiva da hermenêutica ontológica
  • PANTANAL
  • Igual
  • pantanal
  • Pantanal
  • O pantanal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!