pano sargital

299 palavras 2 páginas
Gravidez na Adolescência
A adolescência é um período importante do desenvolvimento humano; uma fase às vezes muito conturbada e sofrida, tanto para o adolescente quanto para os seus pais e as pessoas que o rodeiam.
Investigação encontram vários estudos sobre a gravidez na adolescência que atestam que o fenômeno sofre a influência de vários fatores, e, dentre eles, os relativos às esferas educacional, populacional, social e psicológica. Tanto a adolescência quanto a gravidez precoce envolvem um período de transformações às vezes crucial. Com a preocupação de não perdermos a visão do conjunto dos aspectos biopsicossociais em que a adolescente está inserida. Nesse sentido, encontram-se estudos que constataram a ausência de projetos de vida, configuração familiar que aponta a figura materna como dominante e o pai como figura ausente ou fraca, relação simbiótica com a mãe e o desejo de ascensão de “status” como fatores determinantes que poderiam levar à gravidez precoce.
Adolescência, é o período da vida humana que sucede à infância, começa com a puberdade, e se caracteriza por uma série de mudanças corporais e psicológicas, estendendo-se aproximadamente dos 12 aos 20 anos. É uma fase evolutiva na vida do ser humano na qual se busca uma nova forma de visão de si e do mundo visando definir o caráter social, sexual, ideológico e vocacional. Neste período de transição da vida do ser humano ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais, onde, segundo Takiuti (1994), o adolescente estabelece novas relações consigo mesmo, com o meio social, com a família, com outros adolescentes.
No entanto o adolescente, em geral, não está preparado para tantas mudanças na área escolar e nos hábitos diários. A liberdade tão desejada é de uma certa forma ameaçada, de manera que ser pai e mae precoces necesita estar preparado para construir uma nova vida.

Relacionados

  • Anatomia humanda
    4930 palavras | 20 páginas