Paloooooma

1771 palavras 8 páginas
Sociologia Capitulo:10
Em cena: Na loja de departamentos
Determinado a começar uma vida “civilizada”, Carlitos sai com a Garota em busca de emprego. Mais uma vez, o acaso interfere em seu de a uma elegante loja destino: ao passar em frente a uma elegante loja de departamentos, os dois ficam sabendo que o vigia noturno sofreu um acidente. Com a carta de recomendação do diretor da prisão, Carlitos pleiteia a baga e consegue ser contratado. Os dois ficam felizes, cheios de esperança de que o novo emprego lhes permita concretizar seus sonhos de civilidade e consumo. (páragrafo-1 página-110)
Tudo parece correr a contendo, até que três ladrões conseguem entrar na loja e topam com Carlitos. “Fique onde está!!”, ordena o chefe dos bandidos, de arma em punho. Como ficar parado, se Carlitos é imobilizado diante de um barril de rum, que é perfurado por tiros. (páragrafo-1 página-111)
Na manhã seguinte, a Garota acorda assustada e foge. Com a loja aberta, vemos senhoram elegantes, vendedores solícitos e muitos produtos. Por onde andará Carlitos¿ Para escândalo das clientes e funcionários, ele é descoberto dormindo em cima de um balcão, coberto por cortes de tecido. A policia chega e o leva mais uma vez para a cadeia. Assim ele e a Garota veem frustradas suas tentativas de fazer parte do mundo “civilizado”. (Páragrafo-2 página-111).
Apresentação Walter Benjamin

 Walter Benjamin foi ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo esociólogo da cultura. Esse pensador de origem judaica deixou umaobra de difícil classificação, uma vez que escreveu sobre temasvariados, e muitos de seus textos jamais foram concluídos.Benjamin teve sua trajetória intelectual ligada à chamada Escolade Frankfurt, que reunia pensadores voltados para o desenvolvimentode uma teoria crítica social que ultrapassasse algumas das premissasde Marx e focasse as dimensões culturais do modo capitalista deprodução. Expressões como "indústria cultural" e "cultura de massa"são heranças diretas dos estudos

Relacionados